Mito ou verdade: carregar o celular via USB demora mais do que na tomada?

Por Bruna Rasmussen

Tem coisa mais prática do que plugar o cabo USB do celular no notebook ou no desktop e deixá-lo carregando enquanto você usa o PC? Mas para quem tem pressa, essa nem sempre é a melhor opção. Entenda por que carregar o celular na porta USB do computador demora mais do que na tomada.

Existem três tipos de USB: a 1.0, 2.0 e a 3.0. A USB 2.0 é a que está presente, hoje, na grande maioria dos computadores. Contudo, essa porta fornece uma amperagem máxima de 0,5, sendo que as tomadas comuns chegam a 1,0 - ou seja, na USB 2.0, o celular pode demorar o dobro para carregar. Com uma porta USB 3.0, por outro lado, a vantagem já é maior, já que esta fornece até 0,9 A.

Apesar do computador estar plugado na tomada e ter energia suficiente para carregar seu smartphone rapidamente, ele precisa fornecer energia também para periféricos como o mouse e o teclado – e, claro, a porta USB em si apresenta limitações. Além disso, enquanto que na tomada a corrente é estável, a energia via USB pode sofrer variações, atrasando ainda mais o carregamento do seu aparelho.

Como carregar seu celular mais rapidamente

A primeira dica é verificar no manual do seu laptop ou computador se alguma das portas USB é 3.0. Caso ela exista, identifique-a e dê preferência a ela toda vez que for carregar um celular ou tablet. Por fornecer uma amperagem maior, o carregamento certamente será mais rápido.

Se a pressa é quem manda, experimente colocar o aparelho em “Modo Avião” enquanto ele é carregado. Dessa forma, energia não será gasta com GPS, Bluetooth ou 3G. Desligá-lo só irá piorar a situação, já que o processo de liga e desliga consome ainda mais bateria.