Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft transforma Surface Duo em "Xbox portátil" com update do xCloud

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Maio de 2021 às 14h00

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Surface Duo

O Surface Duo foi anunciado em agosto de 2020 como a aposta da Microsoft para o mercado de dobráveis. Diferente dos rivais, o telefone apresentava construção mais refinada por adotar duas telas, em vez de um painel flexível. A novidade também marcou o lançamento do primeiro dispositivo Android da companhia, anos após as tentativas falhas de emplacar o Windows Phone.

Nas mãos dos usuários e especialistas, o Surface Duo mostrou ser uma ideia interessante, mas mal executada. Apesar do hardware robusto e bem construído, o aparelho trouxe processamento defasado para o período de estreia, além de um número considerável de bugs que chegavam a afetar o uso e preço elevado, na casa dos US$ 1.400 (cerca de R$ 7.425, em conversão direta).

Enquanto trabalha para tornar o telefone mais atraente, a Microsoft liberou um novo update para o xCloud, serviço de streaming de jogos do Xbox, que traz compatibilidade com o sistema de tela dupla do Surface Duo.

Continua após a publicidade

Surface Duo se torna um "Xbox portátil"

Com a atualização do app, os usuários poderão exibir o conteúdo do jogo em uma tela, enquanto os controles são posicionados no segundo display. Segundo o The Verge, a experiência é bastante similar ao que era oferecido pelo Nintendo 3DS, antigo console portátil da gigante japonesa também munido de duas telas.

A experiência não substitui o uso de um controle físico, já que não há um feedback tátil dos botões, mas aparenta ser uma experiência mais confortável do que o tradicional, em que os botões são exibidos logo acima do game.

Continua após a publicidade

No momento, mais de 50 jogos integrados no Xbox Game Streaming trazem controles de toque, como Sea of Thieves e Gears 5, com mais títulos suportados sendo planejados para futuras atualizações.

Ainda de acordo com o portal, o update trouxe mais otimizações para a proporção diferenciada do Surface Duo. A visualização de conteúdo e a navegação pelos menus foram aprimoradas, bem como um layout em colunas foi adicionado.

O Xbox Game Streaming já está disponível no Brasil em fase de testes, mas é necessário que o usuário seja selecionado pela Microsoft para ter acesso ao recurso. A lista brasileira de jogos também é mais limitada, ainda que seja renovada constantemente.

Continua após a publicidade

Aparelho conta com Snapdragon 855 e Android 10

O Microsoft Surface Duo chegou ao mercado equipado com chipset Snapdragon 855, acompanhado de 6 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento. Principais destaques do dispositivo, as telas contam com 5,6 polegadas e resolução de 1350 x 1800 pixels cada, e são gerenciadas por duas dobradiças robustas que permitem rotação e posicionamento dos painéis em 360º.

Há compatibilidade com a Surface Pen, que deve ser adquirida e carregada à parte, câmera única de 8 MP inserida logo acima da tela, bateria de 3.577 mAh com carregamento rápido de 18 W e Android 10 com apps da Microsoft definidos como padrão. Apesar da recepção desastrosa, rumores sugerem que a fabricante prepara uma segunda geração do dispositivo, tendo a conectividade 5G como principal diferencial.

Continua após a publicidade

Fonte: TuttoAndroid, The Verge