Publicidade

Mi 5s Plus vs. Xperia XZ [Comparativo]

Por| 03 de Janeiro de 2017 às 15h40

Link copiado!

Canaltech
Canaltech

Dentre os aparelhos de alto nível, temos boas opções em metal e com propostas bem diferentes entre si. Dito isso, preparamos para vocês o comparativo entre o Mi 5s Plus vs. Xperia XZ.

CONSTRUÇÃO

Do lado Mi 5s Plus, temos um modelo com 168 g de peso e 8mm de espessura; já do lado Xperia XZ, são 161g em 8.1mm de espessura.

Os dois trazem acabamento em metal, porém, o Xperia XZ utiliza em sua construção o ALKALEIDO, que nada mais é que uma liga de alumínio manufaturada no Japão, que reflete vários tons de cor dependendo da posição e traz uma sensação muito agradável ao toque e na sua pegada em geral.

Continua após a publicidade

O Mi 5s Plus destoa dessa experiência principalmente pela sua moldura, que não segue o padrão tátil usado na sua traseira.

Porém não vamos pontuar os aparelhos pelo conforto que seus metais trazem: construção também analisa se um modelo possui certificação IP68 (suportando assim imersões em água doce por até 1.5m por 30min). Nesse caso, só o Xperia XZ tem.

Ponto para o Xperia XZ.

USABILIDADE E DESEMPENHO

Continua após a publicidade

Equipando o Xperia XZ temos o Chipset Quad-core "Qualcomm Snapdragon 820", com clock máximo de 2.15 GHz nos dois núcleos de alto rendimento, além de GPU Adreno 530, 3 GB RAM e 32GB de armazenamento interno (com suporte microSD).

E no Mi 5s Plus, temos um Chipset Quad-core "Qualcomm Snapdragon 821", com clock máximo de 2.35 GHz nos dois núcleos de alto rendimento, além de GPU Adreno 530, 4 GB RAM e 64 GB de armaz. interno (sem suporte microSD).

Ponto para o Xiaomi Mi 5s Plus.

DISPLAY E MULTIMÍDIA

Continua após a publicidade

Temos dois aparelhos que trabalham na resolução FHD (1080p), porém em tamanhos de tela diferentes, distribuindo assim a densidade de pixels de formas diferentes.

Para o Mi 5s Plus, são 5.7" de tela IPS LCD, fechando em ~386 ppi de densidade. Já para o Xperia XZ são 5.2" de tela IPS LCD (com a matriz Triluminos da Sony), fechando em ~424 ppi de densidade.

Questão interessante: tanto a Sony quanto a Xiaomi não deixaram claro qual empresa está por trás da proteção do vidro que protege a tela dos modelos, algo bem diferente dos avisos garrafais que alguns modelos mostram, como Gorilla Glass 4 e afins. Fica aqui nossa nota sobre isso, mas sem desmerecer a resistência de ambas as telas.

Agora, voltando nossa atenção para as imagens. Ambos os modelos não são perfeitos no trabalho de reprodução, mostrando que conseguem obter problemas de saturação em alguns tipos de cena exibidos. Dessa forma, vamos para o segundo fator dessa seção de display e multimídia.

Continua após a publicidade

O Mi 5s Plus completa a experiência de seu display com um medíocre áudio integrado. Seu único alto-falante produz som fraco, cheio de reverberação metálica, muito agudo e abafável. Quebra galho.

O Xperia XZ também não manda muito bem nesse quesito, porém se sai melhor: Ele traz dois alto-falantes frontais de potência deles relativamente fraca (como outros Xperia que já testamos), porém sem dúvida com resultados superiores ao Mi 5s Plus.

Ponto para o Xperia XZ.

CÂMERAS

Continua após a publicidade

Antes de começar, lembre que a quantidade de MP refere-se ao tamanho que uma foto possui em pixels, não descreve a qualidade da imagem. Dito isso, vamos lá.

Para o Xperia XZ, temos uma câmera principal de 23 MP, f/2.0, 24mm, com detecção de fase e autofoco laser, com gravação de vídeos em 2160p@30fps.

No Xiaomi Mi 5s Plus, são duas câmeras "praticamente idênticas", com 13 MP, f/2.2, detecção de fase e captura de vídeo em 2160p@30fps.

Vamos para as imagens. Ao fazer capturas com o Xperia XZ, o algoritmo de suavização do modelo acaba transformando a foto numa "pintura a óleo" de tanta suavização que aplica, deixando uma FORTE supressão de ruído sobre a imagem, e logo em seguida aplica outro filtro, sendo esse de nitidez excessiva, criando uma "pintura" digital.

Continua após a publicidade

No Mi 5s Plus, temos o processo duplo das câmeras onde o smartphone une via pós-processamento as duas imagens, tomando como base a detalhada foto em PB (e daí adicionando as cores). É algo (quase) similar ao HDR em termos de resultado final, porém sem demoras ou tremores. Os detalhes da foto ficam muito elevados com o processo e o ruído cai absurdamente.

Ponto para o Mi 5s Plus.

BATERIA E ACESSÓRIOS

Do lado Sony Xperia XZ, temos uma bateria de 2900 mAh. Do lado Xiaomi Mi 5s Plus, temos uma bateria de 3800 mAh.

Continua após a publicidade

Volume faz diferença, querendo ou não. Quase 1000 mAh separam os dois modelos de alto rendimento e demanda energética, e o óbvio acontece: O Mi 5s Plus descarrega numa taxa de aprox. 14% por hora, ao passo que o Xperia XZ consome aprox. 20% de sua carga por hora.

Ponto para o Mi 5s Plus.

E uma nota: diferente do Xperia XZ, o Mi 5s Plus oferece já incluso na caixa um carregador compatível com o Quick Charge 3.0, e não como acessório avulso. Carregamento rápido desde o dia zero com o modelo.

PREÇO

Continua após a publicidade

Como nosso amigo Mi 5s Plus faz parte da Xiaomi (que acovardou-se do mercado brasileiro), temos que passar os preços para o exterior, em dólares, para que essa comparação faça sentido. Dessa forma, temos os preços de:

- $400 para o Mi 5s Plus;

- $600 para o Xperia XZ;

Ponto para o Mi 5s Plus.

Continua após a publicidade

QUEM GANHA?

Finalizamos então desta forma:

- Xiaomi Mi 5s Plus com 4 pontos (em usabilidade e desempenho, câmeras, bateria e acessórios, e preço);

- Xperia XZ com 2 pontos (em construção, display e multimídia)

Continua após a publicidade

E chegamos ao final do comparativo com o Xiaomi Mi 5s Plus como vencedor desta batalha.

Porém fica aquela questão: estamos comparando um modelo da Sony (que vende normalmente no nosso país) com um Xiaomi que não tem suporte, reparo nem rede de distribuição no Brasil (tampouco traz a Play Store instalada, dependendo do modelo, ficando tudo a cargo do usuário para "lidar com o aparelho todo em chinês").

Você teria esse trabalho? O Mi 5s Plus traz vantagens suficientes para que você vá atrás dele? Conta pra gente nos comentários.