Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mercado de smartphones deve ter pequena recuperação em 2019

Por| 13 de Dezembro de 2018 às 13h51

Link copiado!

Mercado de smartphones deve ter pequena recuperação em 2019
Mercado de smartphones deve ter pequena recuperação em 2019

Dados da International Data Corporation (IDC) preveem uma pequena recuperação no mercado de smartphones em 2019, de forma a reverter a tendência de quedas sentida ao longo do ano que agora chega ao final. De acordo com levantamento do instituto, o setor deve chegar ao próximo mês de dezembro com um crescimento de 3%, deixando de lado a expectativa de queda para este 2018, que deve terminar com retração de 6%.

Na visão dos especialistas, a chegada de novos formatos de aparelhos, principalmente dispositivos dobráveis, deve reacender a chama do interesse entre os consumidores, assim como a chegada das redes 5G. A implementação da nova tecnologia em países desenvolvidos e o lançamento dos primeiros aparelhos compatíveis com ela devem acelerar as coisas nos mercados já estabelecidos, ajudando a frear as quedas, mas não a interromper a estagnação.

Isso também se deve ao fato de que, enquanto os países mais avançados já receberão o 5G em 2019, as regiões emergentes ainda estão a anos de distância dela. Com isso, a perspectiva do IDC é de uma repetição na marca dos 3% de crescimento, pelo menos, até 2022, com mudanças nesses números acontecendo de forma modesta e lenta na medida em que a nova tecnologia de conexão for dando as caras nos países em desenvolvimento.

A balança entre sistemas operacionais, entretanto, deve continuar semelhante pelos próximos três anos. Justamente pela força dos mercados em desenvolvimento, que preferem modelos mais baratos, o Android deve continuar dominando. A plataforma deve fechar 2018 com um market share de 85,1% e, ao longo dos próximos três anos, crescer apenas 1,1%, chegando a 86,2% do mercado em 2022.

Continua após a publicidade

Essa fatia, logicamente, será roubada da Apple, que ao longo dos próximos três anos, deve perder 1% de market share global, saindo dos atuais 14,8% para 13,8% em 2022. O IDC também prevê um desaparecimento técnico de outras modalidades de sistemas operacionais, que já tiveram queda de mais de 70% em 2018 e devem contar com apenas 100 mil unidades no mercado daqui a três anos.

A boa notícia para as fabricantes, entretanto, é que o valor gasto nos mercados emergentes deve crescer. Isso deve acontecer em ritmo lento, sim, mas pinta um panorama interessante para o futuro a médio prazo, com um aumento de 9,6% no preço médio dos aparelhos vendidos até 2022. Nessa pegada, devem crescer também as vendas de smartphones de tela grande, acima das 5,5 polegadas. Esse crescimento já deve ser de 66,7% neste ano e, em 2022, deve chegar a 87,7%.

Fonte: IDC