Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mercado de celulares de segunda mão cai 19% na América Latina em 2020

Por| 20 de Janeiro de 2021 às 14h15

Link copiado!

Manuel Iallonardi/Unsplash
Manuel Iallonardi/Unsplash

Não foi apenas a venda de celulares novos que sofreu um golpe com a pandemia da COVID-19 no ano passado. Números da consultoria Counterpoint apontam que o mercado de recondicionados caiu 9% globalmente em relação a 2019, e o resultado foi ainda pior na América Latina, onde a queda foi de 19%.

O declínio só não foi ainda pior graças à recuperação nas vendas de aparelhos novos e, principalmente, pelo sucesso da atualização 2020 da linha iPhone, o que abasteceu o mercado de usados no segundo semestre do ano.

Os números da consultoria incluem aparelhos de segunda mão, tendência que chegou nos últimos anos ao Brasil com a venda de celulares usados nos principais sites de comércio eletrônico.

Continua após a publicidade

A Counterpoint identificou que a marca que mais ganhou espaço no segmento foi a Apple, cujos modelos passaram de 39 para 42% do mercado de usados e recondicionados, reafirmando o potencial de revenda dos iPhones.

“A pandemia fez com que um número significativo de proprietários de smartphones evitasse ou atrasasse novas compras. Os principais mercados secundários, Índia e América Latina, viram declínios de 20% e 24%, respectivamente, durante o primeiro semestre de 2020 devido a bloqueios rígidos e estendidos”, afirmou a analista da Counterpoint Glen Cardoza

Além disso, a consultoria identificou um aumento no valor médio dos aparelhos usados adquiridos, o que pode ser atribuído a mais aparelhos premium sendo revendidos, um sinal positivo para um mercado tão prejudicado pela pandemia em 2020.

Continua após a publicidade

Fonte: Counterpoint