MediaTek faz piada com problemas de aquecimento dos chips Qualcomm
Por Lupa Charleaux • Editado por Wallace Moté |
A MediaTek anunciou recentemente o Dimensity 9000, próximo chipset flagship da fabricante taiwanesa. Usando o processo de 4 nm, o modelo promete superar os processadores da rival Qualcomm e, principalmente, não ter problemas de aquecimento.
- Celulares com poderoso chip Dimensity 9000 terão memória RAM ainda mais veloz
- Mesmo apresentado depois, Snapdragon 8 pode sair na frente do Dimensity 9000
Kevin Keating, diretor global de Relações Públicas da MediaTek, provocou a fabricante americana durante uma entrevista ao Android Authority. Confiante com os bons resultados do novo chip, o executivo disse para os usuários ficarem tranquilos:
“Há apenas uma empresa com problema de aquecimento no momento, mas não somos nós. O concorrente gosta de espalhar esse rumor sobre a MediaTek, mas não tivemos essa adversidade”, declarou o executivo.
Em outro ponto da conversa, Keating afirma que o Dimensity 9000 oferece a melhor eficiência em consumo de energia para celulares premium. Por isso, o representante acredita que o processador será superior ao rival Snapdragon 8 Gen 1.
Samsung testa o Dimensity 9000 na linha Galaxy
Recentemente, o leaker Ice Universe revelou que diversas companhias estão testando o Dimensity 9000. Entre elas, a Samsung estaria estudando usar o novo processador em um dos smartphones ou tablets carro-chefe da linha Galaxy.
A sul-coreana já confirmou que o Galaxy S22 usará os chipsets Snapdragon 8 e Exynos 2200. Dessa maneira, o modelo da MediaTek poderá estar nos dispositivos que serão lançados apenas no segundo semestre de 2022.
Segundo os rumores, a Samsung aprovou o excelente controle de energia do Dimensity 9000. Esse é exatamente um dos pontos de críticas em chipsets top de linha recentes da Qualcomm, incluindo o aclamado Snapdragon 888.
Com isso, o chipset da MediaTek realmente pode ter uma vantagem em termos de controle de aquecimento comparado aos modelos da Qualcomm. Algo que pode gerar uma interessante briga durante o ano de 2022.
Do outro lado, a Samsung é a única fabricante de celulares que tem três processadores premium a disposição. Enquanto as demais marcas vão trabalhar com o Snapdragon 8 e o Dimensity 9000, ela poderá usar o Exynos 2200 nos modelos da linha Galaxy, sendo o primeiro fruto da parceria da sul-coreana com a AMD.
Fonte: Android Authority, Gizchina