Publicidade

Vendas de celulares com câmeras de 48 MP ou mais aumentaram em 2021

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Novembro de 2021 às 17h00

Link copiado!

Redmi
Redmi

Apesar da situação atual da crise de componentes que causa alta de preços e escassez das peças necessárias para as câmeras de celulares, a resolução média dos sensores aumentou de forma significativa nos útlimos anos, de acordo com uma pesquisa promovida pelo portal Counterpoint, e divulgada nesta quinta-feira (11).

Mesmo que esse não seja um critério a ser considerado de forma isolada para a qualidade geral das câmeras — processamento de imagem, qualidade das lentes e outros aspectos também são relevantes —, o estudo indica uma tendência de aumento na quantidade de aparelhos que trazem muitos megapixels em seu sensor principal, e diminuição naqueles que possuem 8 MP ou menos.

Continua após a publicidade

Uma das faixas que mais recebeu um aumento de representatividade é a de smartphones com câmera principal de 48 MP ou mais, que chegaram a 43% de todos os celulares que foram vendidos no Q2 de 2021, um acréscimo significativo em relação aos 38,7% vistos apenas um trimestre antes, no início deste ano. Somente os sensores de 64 MP receberam uma ampliação de 3,5% para 14%, no recorte dos trimestres de 2020 e 2021.

De acordo com o analista Ethan Qi, essa resolução de sensor tornou-se padrão para aparelhos que custam entre 200 e 400 dólares (cerca de R$ 1.082 a R$ 2.164 em conversão direta, mas o comentário faz referência a valores praticados no exterior, bem menores que os vistos no Brasil). Enquanto isso, dispositivos mais caros costumam ter equipados sensores que ocupam uma área maior — em que os mais utilizados têm 50 MP —, e a implementação de sensores mais acessíveis de 108 MP e pixels de 0,7 µm estão se popularizando nos intermediários, especialmente nos celulares de marcas chinesas.

O mercado está vendo um desequilíbiro na relação de custo-benefício dos sensores com 8 MP ou menos, já que eles não representam mais uma economia de gastos tão significativa em relação a componentes de 12 ou 13 MP — ao longo de 2021, os sensores de 5 MP ficaram cerca de 10% mais caros, por exemplo. Mesmo assim, as peças de 12 MP deverão ter um aumento no próximo registro, puxado pelos celulares da linha Galaxy Z da Samsung e pela nova geração dos iPhones.

Continua após a publicidade

Nas câmeras frontais, a tendência de mudança é mais lenta, já que a proporção de celulares com 20 MP ou mais menteve-se praticamente a mesma desde o início do ano, por causa da crise de componentes. As maiores movimentações incluem um pequeno aumento do número de smartphones com 12 MP, e consequente diminuição daqueles que oferecem 8 MP na câmera de selfies — mesmo assim, aparelhos com resoluções menores no sensor frontal ainda são uma grande fatia do mercado, com até 45,2% do total de vendas.

Fonte: Counterpoint