Linha Phab, da Lenovo, deve ficar sem atualização para o Android Nougat

Por Redação | 10 de Agosto de 2017 às 09h51

A Lenovo divulgou nesta semana seu roadmap de atualizações para os dispositivos com Android, trazendo também uma má notícia para quem tem aparelhos da linha Phab: os usuários não vão receber a atualização para o Android Nougat. Isso inclui até mesmo o modelo Phab2 Pro, lançado apenas em novembro do ano passado, e citado pela empresa como um celular “pensado para o futuro”.

É claro, em alguns casos a restrição até faz sentido, como nos lançamentos iniciais da linha, que chegaram às lojas em 2015. Não é o caso, entretanto, do mais recente, que tem até mesmo uma parceria com a Google e foi o primeiro modelo da série Tango a chegar ao mercado, trazendo não apenas configurações robustas, mas também as capacidades de mapeamento e realidade aumentada da companhia.

O preço também era um tanto salgado para o mercado internacional: US$ 500, o que deve tornar as coisas ainda piores para quem apostou na ideia. O Phab2 Pro já havia sido vítima de atrasos sucessivos e chamou a atenção quando chegou ao mercado, não apenas por suas capacidades, mas por ter aterrissado rodando a versão padrão do Android Marshmallow. Agora, ele parece fadar a continuar com ela para sempre.

Por outro lado, dispositivos da linha VIBE, como o K6 e suas variações, o P2 e o ZUK Z2, além da versão Plus, estão na lista de atualização e podem continuar recebendo suporte por mais algum tempo. A relação não traz os smartphones da linha Moto, que apesar de também serem fabricados e lançados pela Lenovo, são de uma categoria diferente, e, sendo assim, recebem roadmap diferenciado.

A empresa não falou mais sobre o assunto, deixando de explicar porque, exatamente, um de seus aparelhos de maior destaque dos últimos meses simplesmente está sendo deixado de lado. Há quem diga que a ausência de uma atualização seria uma indicação de que a Google está deixando o Projeto Tango para lá, mas não existe confirmação oficial sobre o assunto.

Fonte: Lenovo