Leilões suspeitos no eBay colocam supostos protótipos do primeiro iPhone à venda

Por Rafael Arbulu | 29 de Agosto de 2018 às 18h28
Imagem: Apple Insider
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

Dois vendedores colocaram no eBay protótipos finais do primeiro iPhone, modelos que teriam sido usados pela Apple nos últimos testes realizados antes da entrada do smartphone no varejo estadunidense, em 2007. “Teriam”, visto que a autenticidade dos itens à venda, até o fechamento desta nota, não foi comprovada. A credibilidade dos vendedores em si também vem sendo questionada.

Evidentemente, um anúncio como esse atrairia olhares, haja vista o status do primeiro iPhone como um item de colecionador. Contudo, há razão para suspeitar dos leilões: à primeira vista, as imagens parecem reais, mas as descrições dos aparelhos são praticamente idênticas nos dois anúncios, sendo que quatro dias separam ambos em suas publicações. Algumas fotos também se repetem ao longo das duas ofertas e os vendedores estão em dois países diferentes.

Os anúncios dizem que os modelos se tratam de “Unidades DVT” (Design Validation Test - “Teste de Validação de Design”) e as fotos trazem inscrições na parte traseira dos aparelhos que são coerentes com modelos pré-comercialização da maioria das fabricantes de smartphones no mercado. Contudo, um dos leilões começou com lances de um centavo de dólar — não exatamente um preço que se pagaria por um suposto item de colecionador.

Suposto protótipo do primeiro iPhone (iPhone 2G), em leilão no eBay (Imagem: Apple Insider)
Itens mostram número serial e build de sistema, mas autenticidade ainda não foi confirmada (Imagem: Apple Insider)

O primeiro iPhone foi lançado nos Estados Unidos em 29 de junho de 2007, trazendo memória RAM de 128MB e armazenamento de 4GB, 8GB e 16GB, dependendo do modelo. À época, a Apple equipou-o com um processador Samsung ARM de 32-bit e PowerVR MBX de GPU. A tela tinha resolução de 320x480 e 3,5 polegadas. O primeiro modelo teve parceria com a operadora amaericana AT&T, que, na época, era conhecida como Cingular Wireless. Foi sucedido pelo iPhone 3G e, posteriormente, 3GS.

Steve Jobs, cofundador e antigo CEO da Apple, anuncia o iPhone 2G em conferência. Jobs faleceu em outubro de 2011, vítima de câncer pancreático (Imagem: TIME.com)

Fonte: Apple Insider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.