iPhone 8 pode contar com chip adicional que melhora autonomia da bateria

Por Redação | 31.07.2017 às 12:05

Uma mudança profunda na arquitetura do iPhone pode ser a responsável por aumentar a autonomia da bateria do novo modelo sem que necessariamente seja preciso colocar uma célula maior dentro dele. Tudo porque a Apple estaria prestes a colocar um chip adicional no dispositivo, que seria responsável por reduzir a carga sobre o processador principal ao tomar conta de tarefas específicas do sistema.

Sob as responsabilidades da chamada “Apple Neural Engine”, estariam sistemas como o de correção ortográfica, sugestões de digitação e reconhecimento de imagem. São tarefas simples, mas que exigem poder de processamento e um trabalho constante e que, ao serem retiradas da CPU principal para uma arquitetura própria, aumentariam a velocidade do dispositivo e também sua autonomia.

De acordo com as fontes, o chip estaria sendo testado em protótipos do smartphone, mas não se sabe se ele já estará disponível no iPhone 8, como vem sendo chamada a versão deste ano do dispositivo. É mais provável, entretanto, que a Apple Neural Engine dê as caras a partir dos lançamentos de 2018.

Seria uma adição interessante e que, inclusive, seguiria a lógica de atualizações da empresa. Ela estaria prestes a fazer uma alteração nessa dinâmica, lançando uma nova versão neste ano, mas voltaria ao sistema normal em 2018, com a chegada do iPhone 8s. É nele que o novo chip estaria embarcado.

Além disso, também estaria em desenvolvimento uma nova categoria de displays com taxa de quadros maior, voltada para dar mais qualidade à reprodução de mídia. É uma tecnologia que já está disponível no iPad Pro, por exemplo, e que estaria sendo aprimorada pela Apple para se tornar padrão em toda sua linha de produtos. Mais um motivo para a adição de um componente dedicado a certas tarefas, uma vez que esse incremento também gera maior consumo de bateria.

A adição de sistemas de processamento independente não é nenhuma novidade para a Apple, que já trabalhou em alternativas assim para melhorar a autonomia do iPhone sem mexer em seu design. Entretanto, até o momento, a empresa não comentou sobre os desenvolvimentos relacionados a um possível novo chip, já que, como sempre, ela não fala sobre tecnologias que estão a caminho.

Fonte: Pocket Lint