iPhone 7 pode chegar ao Japão com sistema de pagamento para transporte público

Por Redação | 26 de Agosto de 2016 às 07h47

O próximo iPhone, que deverá se chamar iPhone 7 e será lançado em setembro, não deverá trazer muitas inovações em geral, mas, para o público do Japão, a Apple está planejando incluir um sistema que permitirá pagar por viagens no metrô do país sem precisar manipular dinheiro ou cartões.

Chamada FeliCa, a tecnologia utiliza um pequeno chip que permite ao usuário armazenar as passagens compradas em seus smartphones para que o pagamento seja feito virtualmente. Para isso, basta aproximar o dispositivo móvel dos scanners localizados nas entradas das estações.

FeliCa

Cartão FeliCa com chips destacáveis específicos para pagamentos diversos (Reprodução: Sony Corp)

Enquanto na Europa, Austrália e Estados Unidos a tecnologia NFC (Near Field Communication) prevalece na hora de desenvolver sistemas de pagamento mobile (como o Apple Pay, por exemplo), no Japão o sistema que domina esse mercado é o FeliCa, que já funciona em 1,9 milhão de terminais, de acordo com o Bank of Japan. Esses terminais já teriam registrado 4,6 trilhões de ienes (que equivalem a US$ 46 bilhões) em transações somente em 2015.

Apesar dos planos da Apple contarem com o lançamento desse sistema de pagamentos para o transporte público no Japão já para o próximo iPhone, ainda não há nada definido a respeito. É possível que as negociações não deem certo em tempo e que a Maçã acabe deixando a novidade para o smartphone de 2017, que comemorará 10 anos do lançamento do primeiro iPhone.

Fonte: Bloomberg

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.