iPhone 6s: Live Photos ocupam o dobro de espaço

Por Redação | 11 de Setembro de 2015 às 12h52

Uma das principais novidades introduzidas pela Apple em sua linha de iPhones 6s e 6s Plus são as Live Photos. Quase como um GIF, mas também com som, os aparelhos são capazes de registrar não apenas uma foto em si, mas também os momentos anteriores e posteriores a ela. Imagine algo como as imagens do mundo de Harry Potter, e você vai entender mais ou menos o conceito.

Toda essa inovação, claro, tem um preço. O recurso faz com que as fotos produzidas ocupem o dobro de espaço na memória. A câmera do iPhone 6s é de 12 megapixels, superior à dos antecessores, o que, por si só, já resulta em imagens maiores. A compressão é extrema, mas ainda assim, são três segundos de vídeo sendo capturados ali, com certa qualidade. Dá para reduzir esse total, mas não tem como fazer milagre.

As Live Photos são um dos recursos adicionados pela chegada do 3D Touch aos aparelhos. Fotos tradicionais podem ser produzidas por meio de um toque normal no botão. Caso o usuário permaneça segurando-o, o celular começa a registrar as imagens em movimento, capturando um segundo e meio antes e depois da fotografia em si.

Essa deve ser uma questão a ser levada em conta por quem está pensando em adquirir um dos novos aparelhos e deseja optar pelas opções mais básicas, com apenas 16 GB de memória. Rumores apontavam que essa alternativa poderia ser excluída pela Apple nos modelos de próxima geração, mas esse não é o caso, pelo menos por enquanto.

O menor total já é longe do suficiente para armazenar todos os recursos, mídias e usabilidades que o smartphone proporciona. Além disso, vale lembrar um dos principais aspectos dos celulares da Apple, que são considerados como problemáticos – a ausência de uma entrada de cartão microSD, que torna o iPhone um sistema fechado e nada expansível. Para muita gente, essa é inclusive uma forma de “forçar” os usuários a gastarem mais e adquirirem um modelo mais avançado.

As Live Photos são um recurso exclusivo dos iPhones 6s e 6s Plus. Enquanto os vídeos podem ser produzidos apenas neles, as imagens em movimento podem ser visualizadas em todos os dispositivos móveis com iOS 9, bem como Macs e Apple Watches com as atualizações mais recentes. As imagens comuns, claro, são normalmente compartilháveis por meio de redes sociais e qualquer outro meio que o usuário deseje.

Fontes: Slash Gear, Mac Rumours

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.