Publicidade

iPhone 6 e 6 Plus são 'torturados' em vídeos para mostrar resistência

Por| 07 de Outubro de 2014 às 09h37

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Foram quase dois anos de muitos rumores e informações não oficiais. Mas agora sim, finalmente, o iPhone 6 está entre nós. O aparelho chegou às lojas de vários países há cerca de duas semanas e se mostrou um verdadeiro sucesso. Só no primeiro fim de semana em que foi colocado a venda, a Apple anunciou que 10 milhões de unidades do dispositivo foram vendidas, um novo recorde para a empresa.

Claro que, toda vez que um novo gadget topo de linha é lançado, surgem inúmeros vídeos de análises, hands-on e uma série de testes. Mas já virou tradição: os experimentos que mais ganham destaque são aqueles que (literalmente) pegam pesado com os smartphones, colocando sua resistência à prova de armas de fogo, marteladas, água e até mesmo dentro de um liquidificador. Com os novos modelos de iPhone a coisa não é diferente e, por isso, separamos alguns vídeos que testam o quão resistente é o novo celular da Maçã.

Ao contrário da expectativa de muita gente, os novos iPhones não possuem tela feita com o comentado vidro de safira, um material ultra resistente que um dia pode substituir o já conhecido Gorilla Glass. Em vez disso, a Apple empregou uma camada reforçada de íon de vidro que garante mais firmeza ao display, enquanto a carcaça do aparelho é feita de metal, presente nas versões anteriores do dispositivo.

Se você tem acompanhado notícias em sites de tecnologia, certamente já deve estar sabendo da expressão "bendgate", talvez o teste mais famoso até agora feito com o iPhone 6. O boato se espalhou com as reclamações de alguns usuários, que disseram ter seus dispositivos entortados ao colocá-los no bolso da calça, mas ganhou notoriedade mundial quando o canal do YouTube Unbox Therapy conseguiu entortar o gadget apenas aplicando um pouco de força. Foi o suficiente para que a internet reagisse e criasse diversos memes com o ocorrido e até marcas famosas se aproveitassem da situação para promover seus respectivos produtos.

Continua após a publicidade

O próximo vídeo é do SquareTrade, um site que vende todo o tipo de proteção para smartphones, como películas, cases e outros acessórios. Nos testes, eles demonstram o quanto os iPhones conseguem derrapar em superfícies como plástico e madeira, evitando o dano - quanto mais longe eles chegassem, menor seriam os riscos na tela. Neste caso, o iPhone 6 se saiu melhor que o iPhone 6 Plus. Depois, os aparelhos foram submersos em água por 10 segundos e ambos funcionaram normalmente após serem retirados do compartimento.

A última parte é talvez o experimento mais importante, já que pode acontecer com qualquer usuário: o teste de queda. Aqui, mais um ponto positivo para o iPhone 6, que suportou ser derrubado mais vezes sem grandes danos. O 6 Plus, por sua vez, teve parte de sua carcaça danificada com os impactos.

Continua após a publicidade

No vídeo a seguir, do canal TechSmartt, vemos o iPhone 6 com tela de 4,7 polegadas ser novamente mergulhado em uma pia cheia água. Embora o líquido continuasse entrando em seu interior, o aparelho aguentou a pressão por quase 54 segundos, até parar de funcionar por completo:

O PhoneBuff também fez o teste de quedas com os novos iPhones, por todos os ângulos (com a tela para baixo e para cima e com o aparelho em pé). Os dois modelos tiveram suas telas rachadas quando derrubados de frente, mas continuaram funcionando:

Continua após a publicidade

Os três vídeos a seguir são os mais divertidos (e bizarros), produzidos pelo canal Rated RR do YouTube. No primeiro, o iPhone 6 Plus é mergulhado em nitrogênio líquido, a -196 ºC, e até chega a funcionar alguns segundos depois de ser retirado da solução. A sessão de "tortura" continua em seguida quando o aparelho é praticamente destruído com uma marretada:

Este teste é incomum, mas como o iPhone 6 Plus se sai dentro de um liquidificador? Após algumas tentativas, o resultado não é nada animador. A única coisa que permanece inteira, mesmo danificada, é o chassi do aparelho:

Continua após a publicidade

O terceiro vídeo do RatedRR é o que mais se aproxima da realidade. O smartphone cai em um aquário com água e retirado rapidamente, como se de fato tivesse acontecido um acidente. Apesar de não ser à prova d'água, o 6 Plus sobreviveu ao líquido e funcionou sem problemas. Na segunda parte do teste, o aparelho foi jogado com a tela para baixo em piso de terra e depois no concreto. Neste último, o display se rachou, mas também continuou funcionando:

Outro vídeo produzido pelo canal RatedRR também é outra prova de fogo. É isso o que acontece quando o aparelho recebe um tiro preciso de uma bala calibre 50:

Continua após a publicidade

Junto com os novos iPhones, a Apple lançou alguns novos modelos de cases de silicone que, aparentemente, protegem os dispositivos de quedas leves e arranhões. No teste a seguir, também do canal TechSmartt, o iPhone 6 e o iPhone 5s equipados com as capinhas da Maçã são derrubados de três alturas distintas - perto do bolso da calça, da orelha e de uma cesta de basquete. Derrubados de lado e de costas, todos os celulares aguentaram o tranco, mas quando virados de frente, nenhum saiu ileso. A tela de todos eles foi danificada:

O último vídeo também é do TechSmartt. O canal fez um teste de queda com o iPhone 6 e o 6 Plus ao lado dos concorrentes Samsung Galaxy S5 e HTC One M8. Os quatro sobreviveram quando jogados da altura do bolso da calça e da orelha, mas todos saíram com a tela quebrada quando derrubados com a tela para baixo: