Publicidade

iPhone 5SE pode ser novo smartphone de 4 polegadas da Apple

Por| 25 de Janeiro de 2016 às 08h47

Link copiado!

iPhone 5SE pode ser novo smartphone de 4 polegadas da Apple
iPhone 5SE pode ser novo smartphone de 4 polegadas da Apple
Tudo sobre Apple

Não é segredo para ninguém que a Apple já está trabalhando em seus próximos modelos de iPhone. Contudo, muito mais do que o iPhone 7 e 7 Plus, parece que a empresa está trabalhando também em outro modelo um pouco menor e mais modesto e que, segundo alguns rumores, pode ser uma versão melhorada do modelo 5s. No entanto, por que diabos a Maçã iria se importar em dar sobrevida a um dispositivo tão antigo assim?

Segundo o site 9to5Mac, a semelhança com o iPhone 5s é, na verdade, apenas por conta de seu tamanho. Retomando aqueles velhos boatos que vemos todos os anos, parece que a companhia está mesmo desenvolvendo um novo smartphone com tela de 4 polegadas. Basicamente, é aquilo que muita gente imaginava que iria ser o iPhone 6c, mas que nunca se tornou realidade. A página afirma ainda que a ideia é se aproveitar das dimensões menores da geração 5s e trazer uma configuração semelhante ao do iPhone 6.

A partir do estranho nome de iPhone 5SE, a Apple estaria pensando em um dispositivo com câmera de 8 megapixels na parte traseira e outra de 1,2 megapixels na área frontal, suporte a chips NFC para a utilização do Apple Pay, processador A8 e melhorias de conexão. Mais do que isso, o 9to5Mac afirma que essa suposta versão receberia ainda as novas Live Photos, as imagens em movimento que a companhia de Tim Cook introduziu com o 6s e 6s Plus.

Continua após a publicidade

Porém, como o site Yahoo! News aponta, esse rumor é bem estranho pelo simples fato de que o tal iPhone 5SE não traz o 3D Touch. Não que a capacidade de reconhecer a pressão feita sobre a tela seja necessária para essa função, mas isso vai na contramão das promessas de facilidade que a empresa fez no ano passado. Em compensação, trazer o formato a um dispositivo mais simples pode ajudá-lo a se popularizar e a ganhar força, o que pode atrair mais gente para os modelos de ponta.

Outra novidade em relação a essa ressurreição do iPhone de 4 polegadas é a data. Enquanto as versões principais chegam sempre em meados de setembro, o 9to5Mac afirma que a versão 5SE deve ser anunciada entre o fim de março e o começo de abril, o que indica uma chegada às lojas ainda no primeiro semestre. Se isso se concretizar, o iPhone 5SE iria descontinuar o 5s e ocupar sua faixa de mercado, sendo vendido possivelmente pelos mesmos US$ 450.

E, para provar que essa história é muito mais do que apenas mais um rumor sem muito fundamento, o site TechRadar trouxe aquela que pode ser a primeira imagem do novo aparelho. Colocado ao lado de um iPhone 5, o modelo 5SE (à direita na foto abaixo) traz um design quase sem alterações. É possível perceber algo de diferente em sua lateral, possivelmente por conta do desenho um pouco mais curvo do dispositivo ao invés da superfície plana de seu "irmão" à esquerda. Além disso, é possível ver o TouchID na parte inferior, substituindo o velho botão Home.

Continua após a publicidade

Mais novidades

Por mais estranho que seja pensar em um iPhone 5SE de 4 polegadas chegando ao mercado a essa altura do campeonato, o rumor faz bastante sentido. Afinal, ele seria uma alternativa mais em conta para os consumidores da Apple, que poderiam gastar pouco e, ainda assim, contar com algumas das principais funcionalidades da empresa, como o Apple Pay.

Ainda que este rumor pareça ser algo isolado e pontual, alguns analistas apontam essa novidade como algo bem possível de acontecer. De acordo com o consultor da KGI, Ming-Chi Kuo, a proposta desse modelo não é trazer inovações no hardware, mas fazer com que mais gente possa utilizar alguns dos recursos que apenas os smartphones mais recentes oferecem.

Continua após a publicidade

Kuo também aponta outras possíveis novidades da Apple para este ano incluindo o esperado iPad Air 3, que deve chegar com uma tela de 9,7 polegadas. Segundo ele, o Air 2 chegou no já longínquo outubro de 2014 e com poucas adições que justificassem a troca. Tanto que a Maçã não conseguiu impedir a queda nas vendas de seu tablet na época. Assim, o analista acredita que agora é hora de mudar esse cenário.

Já em relação ao iPhone 7, ele se mostra um pouco menos entusiasmado. Para Kuo, pouco se sabe sobre a nova geração de dispositivos, mas é possível que vejamos poucas inovações e adições mirabolantes dessa vez, sugerindo algo mais focado em atualizações no hardware e no desempenho. Exemplo disso é que devemos ter um processador bem mais poderoso, uma câmera mais potente e uma bateria bem mais duradoura.

Fonte: 9to5Mac, Yahoo! News, Apple Insider, Tech Radar