Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone 15 Pro pode ter câmera periscópica para competir contra Galaxy S23 Ultra

Por| Editado por Wallace Moté | 14 de Abril de 2022 às 10h13

Link copiado!

Victor Carvalho/Canaltech
Victor Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Apple

Embora a Apple leve muito tempo para implementar recursos já existentes em celulares Android, fica claro que o desenvolvimento preciso e a garantia de pleno funcionamento são alguns dos pilares para que uma novidade seja lançada no iPhone. E depois de anos com grandes concorrentes tendo uma lente periscópica para zoom de alta aproximação, parece que a Apple enfim se renderá à "novidade" em 2023.

Segundo o portal sul-coreano The Elec, a Apple teria firmado contrato com a Jahwa Electronics para fabricação de um novo sistema de estabilização óptica de imagem dedicado para lentes telefoto.

Continua após a publicidade

O fornecimento deve ser exclusivo para a Apple e a Jahwa Electronics planeja investir 191 bilhões de won (cerca de R$ 730 milhões) na construção de novas unidades para fabricação dos modelos de lente.

Atualmente a Jahwa Electronics é a fornecedora de estabilizadores ópticos de imagem para câmeras telefoto da linha Galaxy S22, o que alimenta suspeitas da chegada da lente periscópio à linha iPhone 15 de 2023.

Como vai funcionar a próxima câmera zoom do iPhone?

Continua após a publicidade

Até agora todos os celulares da Apple (e enorme parcela de todos os modelos do mercado) têm câmeras com sensores posicionados na horizontal e lentes empilhadas uma sobre a outra na vertical. Para a lente periscópio, um prisma reflete a imagem para lentes posicionadas na horizontal, empilhadas ao longo da largura do smartphone.

Este arranjo diferenciado permite que as lentes fiquem mais distantes umas das outras e entreguem zoom de alta aproximação, saltando de apenas 2x para até 10x ou mais.

Sensores de maior resolução são utilizados para recortar a imagem do sensor e combinar o uso do zoom digital com o físico (feito pelas lentes), resultando em capturas com até 120x de aproximação nos celulares atuais.

Novidade pode ser exclusiva do iPhone 15 Pro

Continua após a publicidade

Enquanto a Apple prepara grandes melhorias para o iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, com novo sensor principal de 48 MP para gravação de vídeos em 8K, poderoso chip A16 Bionic e tela com bordas mais finas e novo entalhe em formato de "i", a estreia da lente periscópio deve ficar para o ano seguinte.

E por ocupar um maior espaço interno, não se sabe se o recurso ficará exclusivo para o grande iPhone 15 Pro Max ou se a Apple levará a nova lente também para o iPhone 15 Pro de 6,1 polegadas.

Isso tudo, claro, presumindo que os modelos de 2023 mantenham a nomenclatura e os tamanhos de tela. De toda forma, novidades mais consistentes devem surgir no próximo ano.

Continua após a publicidade

Fonte: The Elec