iOS 10 diagnostica problemas no botão Home do iPhone 7

Por Redação | 16.10.2016 às 21:20

Um recurso curioso foi percebido por um usuário do iPhone 7: trata-se de uma alternativa ao botão Home do aparelho, que, se por acaso vier a quebrar, terá um substituto virtual — detalhe, com tudo isso sendo identificado e diagnosticado pelo sistema.

Segundo o usuário do Mac Rumors, seu iPhone 7 estava com defeito e ficava desligando sozinho de tempos em tempos, do nada. Ao ligá-lo de volta, ele percebia na tela uma mensagem do sistema dizendo que "O botão Home precisa de assistência", além do botão virtual já ativo no dispositivo.

Ao fazer o reboot do aparelho novamente, a mensagem desaparecia, mas dentro de pouco tempo o telefone começava a vibrar umas três ou quatro vezes para cada tentativa de pressionar o botão físico. O usuário então desligou e ligou o aparelho mais uma vez, até que o botão físico se mostrasse completamente estragado.

Bom, não é novidade para os usuários do iOS que todo iPhone e iPad conta com esse botãozinho virtual para emergências. O que chama a atenção neste caso é algo que seria preditivo, ou seja, parece que a Apple já sabia que algum mau-contato ou mesmo ausência total de função do hardware pudesse ocorrer e, antes que o usuário ficasse com um telefone completamente inativo em mãos, seria imediatamente remediado com uma mensagem de alerta e um recurso substituto.

Aliás, com pouco tempo de iPhone 7 no mercado, tomara que este seja apenas um caso isolado de falha no hardware do botão. A mensagem pode ser algo exclusivo do novo smartphone da Apple, inclusive, relacionada ao Taptic Engine do aparelho. Vamos aguardar para confirmar se iPhone 8 virá mesmo sem o botão físico ou se a Apple vai resolver deixar isso para uma próxima versão.

Fonte: Mac Rumors