Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Influenciador troca arquivos entre iPhone e disco de armazenamento dos anos 90

Por| 29 de Novembro de 2019 às 20h10

Link copiado!

Captura/YouTube
Captura/YouTube

Niles Mitchell é um entusiasta de tecnologia que adora ligar aparelhos antigos a iPhones e outros dispositivos da Apple. Ele já usou um teclado e mouse clássicos do primeiro Macintosh para navegar no iPhone 11. Agora, lançou para si mesmo mais um desafio: usar um disco Clik! da Iomega para acessar arquivos no smartphone da Maçã.

Este formato de armazenamento é um dos que não sobreviveu à quantidade de opções da década de 90. Tratava-se de um pequeno disco envolto em uma caixa que resguardava perto de 70% dele. A peça era capaz de armazenar 40 megabytes o que, para a época, era maior que a maioria dos discos mais comuns. Outra vantagem é que ele era também bem menor, ajudando na hora de fazer as transferências.

Voltando ao vídeo, Mitchell usou um conector que, segundo ele, é bem raro de encontrar em lojas de colecionadores. Ele é capaz de ler um drive dentro do qual se insere o Click! para então enviar os arquivos para uma saída em USB. Usando este componente e outro adaptador para o iPhone, Mitchell conseguiu transferir fotos, música e até mesmo PDF entre os espaços de armazenamento do smartphone e periférico.

Continua após a publicidade

Tal ligação tem lá grande funcionalidade para além de recuperar dados que podem estar esquecidos em discos Click! em casa. Contudo, um dos problemas deste tipo de disco era exatamente o quão frágeis eles poderiam se mostrar. Como o disco fica bastante tempo exposto, qualquer sujeira acaba por corromper a leitura e os arquivos eram perdidos.

Ainda, como história, o nome Click! também não bem-visto. Isso porque a peça fazia um certo som quando se corrompia, o que foi chamado de “clique da morte”, em brincadeira com a marca Click! do acessório.

Após o sucesso, Mitchell disse ter se empolgado em fazer mais vídeos da sua série “Will it work? ”, ("Será que funciona?”, em tradução livre). “Eu ainda tenho dois vídeos até o final do ano e tenho planos bem maiores para 2020”, disse no fim da sua explicação.

Fonte: YouTube