IFA 2019 | Huawei anuncia calendário de atualizações para Android 10 e EMUI 10

Por Rafael Arbulu | 10 de Setembro de 2019 às 12h35
The Verge
Tudo sobre

Huawei

Saiba tudo sobre Huawei

Ver mais

A Huawei aproveitou a sua apresentação na IFA 2019 para anunciar o seu calendário de atualizações para os sistemas operacionais móveis Android 10 (da Google) e EMUI 10 (uma versão modificada do Android, feita pela própria Huawei). O anúncio vem em meio às relações estremecidas entre as duas empresas, cortesia de uma ordem executiva assinada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em maio deste ano, efetivamente proibindo que companhias americanas se relacionem com a gigante chinesa.

Entretanto, proprietários de alguns dos smartphones da Huawei terão uma longa espera pela frente: aparelhos fabricados e lançados no ano passado não verão nenhuma atualização em 2019. É o caso do P20, P20 Pro e P20 Lite, que só devem começar a receber mudanças de sistema operacional a partir de março de 2020. A Huawei promete a chegada do Android 10 antes, e a EMUI 10 depois.

O Huawei P30 Pro é um dos aparelhos que deve receber a atualização para Android 10 ainda em 2019: alguns outros devem ficar apenas para 2020

Donos de modelos como o Mate 30 e P30 Pro devem receber as atualizações até novembro deste ano (novamente, para Android 10, não EMUI 10 — essa vem depois). Já o Mate 20 Pro e seus congêneres tem atualização prevista até dezembro. Outros smartphones que não sejam os modelos citados acima, ficarão apenas para o segundo trimestre de 2020 e além. Ao todo, serão 30 aparelhos contemplados pelas mudanças em algum momento entre 2019 e 2020.

É válido ressaltar que essa será, provavelmente, a última atualização do Android para a Huawei que, devido aos problemas com a Google, deve migrar seus aparelhos para o recentemente anunciado HarmonyOS.

Fonte: Android PIT

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.