iPhone 6 deve ter tecnologia que permite 'sentir' objetos na tela

Por Redação | 10.07.2014 às 17:14
photo_camera Divulgação

Que os rumores sobre o iPhone 6 começaram há bastante tempo, isso todo mundo já sabe. Mas a internet tem sido bombardeada nas últimas semanas com inúmeras (e supostas) informações do novo smartphone topo de linha da Apple. E se elas estiverem certas, uma das "armas secretas" da companhia para bater de frente com a concorrência é uma tela sensível ao toque que vai permitir "sentir" os botões.

De acordo com o site CNET, o portal chinês Laoyaoba publicou nesta quarta-feira (9) um rumor de que o próximo iPhone virá com um display com sistema háptico de resposta. Para quem não sabe, sistemas hápticos são tecnologias que tentam deixar a experiência de uso daquele aparelho mais natural ao tocar sua tela. Neste caso, essa tecnologia cria uma espécie de feedback tátil de vibrações, dando a sensação de que você está sentindo aquele botão ao tocá-lo no visor do dispositivo, como se fosse um teclado físico de verdade. O sistema pode beneficiar principalmente ferramentas como games e aplicativos.

Fontes chinesas não identificadas afirmam que o novo motor háptico de resposta da Maçã será ainda melhor que os modelos atuais, capaz de produzir uma quantidade maior de vibrações com base na atividade que está sendo realizada naquele momento. Por exemplo, se você acessar um app de texto, ele poderia aumentar a sensação de que você está digitando em um teclado real; em um jogo online, você saberia que apertou o botão certo para realizar determinado comando – quem joga em telas sensíveis sabe que alguns títulos não são nada amigáveis com os controles.

Claro que, com tantas melhorias, a produção de um smartphone com essa tecnologia pode ser até três vezes mais cara e, consequentemente, elevar o preço do aparelho para o consumidor final. Vale lembrar que a empresa já tem registrada uma patente relacionada a sistemas com respostas hápticas. Segundo o site 9to5Mac, a companhia registrou em 2009 um documento para uma tecnologia que simula a sensação de diferentes tipos de superfície de acordo com os movimentos do dedo em toda a extensão da tela.

Como de costume, a Apple não comenta rumores. No entanto, se esse sistema háptico se confirmar, ele irá se juntar a uma outra tecnologia bastante comentada na última semana. Um homem chamado Marques Brownlee divulgou um vídeo que põe à prova a resistência da suposta tela do novo iPhone que, ao que tudo indica, será feita de safira. Além de mais nítida que a versão atual do iPhone 5S, a tela se mostra praticamente indestrutível: ela é riscada com chaves, faca e contorcida com força sem se quebrar.

A expectativa é que o iPhone de sexta geração seja apresentado em setembro.

Leia as últimas do iPhone 6:

Fonte: http://www.cnet.com/news/iphone-6-might-let-you-feel-objects-on-screen/#ftag=CAD590a51ehttp://9to5mac.com/2014/07/10/the-chinese-iphone-6-rumors-keep-coming-this-time-its-haptic-feedback/http://laoyaoba.com/ss6/html/20/n-495920.html