iPhone 6 deve contar com sistema de pagamentos por NFC

Por Redação | 28 de Agosto de 2014 às 11h26
photo_camera Divulgação

Hoje, a Apple possui um gigantesco cadastro de nomes e informações pessoais e bancárias de seus usuários na App Store, a loja online que serve aplicativos e outros conteúdos para os aparelhos da marca. E agora parece que a empresa estaria disposta a dar um passo adiante e transformar essa base já existente em algo ainda maior com a introdução de um sistema de pagamentos via NFC, um boato antigo relacionado ao iPhone 6.

O site da Wired fala em “confirmação”. De acordo com informações ouvidas pelo veículo, de fontes ligadas à empresa, a Maçã está mesmo disposta a anunciar uma nova plataforma desse tipo para seu novo celular, permitindo que os usuários paguem contas em estabelecimentos sem precisarem tirar a carteira do bolso. Bastaria aproximar o celular de máquinas compatíveis para que toda a transação fosse realizada pela internet.

O sistema, claro, vai usar o TouchID como suporte, usando a identificação biométrica para dar uma camada a mais de segurança e garantir que um celular roubado, por exemplo, não seja usado por terceiros para fazer compras. Aqui, a coisa deve funcionar da mesma maneira que acontece hoje, com apenas as informações de criptografia sendo transmitidas pela rede e não a impressão digital em si. Essa é uma preocupação que, inclusive, vem impedindo a Apple de abrir o sistema para terceiros, algo que também pode estar prestes a mudar.

Mas acima de tudo, a ideia da Apple é começar por cima. Com uma plataforma integrada à da App Store, nenhum usuário precisaria fazer novos cadastros ou verificações. Toda a base de dados já está integrada ao sistema de pagamentos e bastaria apenas querer usar o sistema.

O evento de anúncio do iPhone 6 deve acontecer no dia 9 de setembro. É por lá que as novidades sobre o sistema de pagamento mobile da Apple também deve dar as caras. Mas, por enquanto, o silêncio é absoluto e, de informação oficial de Cupertino, não temos nada.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.