Troca de plataforma: 50% das vendas do iPhone 5C são para ex-usuários do Android

Por Redação | 02 de Dezembro de 2013 às 16h57

Uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel ComTech traçou o perfil dos compradores de iPhones 5S e 5C. O estudo acompanhou as vendas de smartphones nos EUA, Europa e Ásia durante os meses de agosto, setembro e outubro.

De acordo com os resultados publicados no site da Kantar, mais de 40% dos compradores do iPhone 5C têm uma renda de até U$ 49.000 por ano e apenas 20% de compradores com a mesma renda anual adquiriram um iPhone 5S.

O iPhone 5C também foi comprado por consumidores um pouco mais velhos. A média de idade é de 38 anos entre os compradores de iPhone 5C, enquanto a média de idade é de 34 anos entre os compradores do iPhone 5S.

Quase a metade dos que compraram o aparelho mais barato da Apple estão migrando do Android para o iPhone, especialmente donos de aparelhos da Samsung e LG. Em comparação, 80% dos compradores do iPhone 5S apenas atualizaram o seu antigo iPhone para o último modelo.

“A boa notícia para a Apple é que este apelo mais amplo está atraindo uma significante parcela de consumidores dos concorrentes”, declarou Dominic Sunnebo, diretor estratégico da Kantar.

Os dados do estudo sugerem que os últimos lançamentos da Apple não tiveram o mesmo efeito estimulante em relação ao crescimento de sua participação no mercado, como aconteceu com o iPhone 5, porque os consumidores “tendem a reagir mais positivamente a ‘full releases’ do que apenas melhorias incrementais, como o 5S e o 5C”, disse Sunnebo.

A pesquisa também revelou que o iOS foi responsável por 16% das vendas de smartphones na Europa, 61% no Japão, 35% na Austrália e 41% nos Estados Unidos durante os meses de estudo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.