iPhone 5 já bate Galaxy III em vendas e presença na web

Por Redação | 13.10.2012 às 17:15

Duas empresas especializadas na área de mobile marketing, a Velti e a Chitika, divulgaram estatísticas das tendências de atualização de dispositivos móveis, nos cenários de publicidade e tráfego na web, com alguns resultados surpreendentes.

De acordo com a Velti, o lançamento do iPhone 5 e do iOS 6 fez com que a Apple avançasse no ranking de preferências, tomando o lugar da Samsung e de seu Galaxy S III. Em termos de tráfego na web, o iPhone 5 bateu o Galaxy S III, justificando o crescimento significativo de vendas do aparelho da Apple.

Os estudos mensais da Velti mostraram que o Android estava alcançando o iOS em termos de impressões de propagandas (uma medida bastante eficaz para entender o quanto o público se interessa pelos produtos) e definiram que o mês de setembro colocou um ponto final nesta tendência.

O lançamento do iPhone 5 e do novo sistema operacional gerou uma ampla participação do público, o que fez com que, pela primeira vez em meses, os usuários mostrassem certa preferência pelo dispositivo da Apple, tanto no Reino Unido quanto no Japão e nos Estados Unidos.

De acordo com a Velti, durante a primeira semana após o lançamento do iOS 6, 40% dos usuários fizeram upgrades em seus iGadgets. Hoje, apenas 11% dos usuários de iPhone ainda estão usando o iOS 5. A rápida e alta taxa de adoção do novo sistema operacional é de grande importância e traz uma ampla vantagem competitiva para a Apple, pois a empresa libera diretamente ao público os updates para os aparelhos. Diferentemente da Samsung: ela depende de outros fatores e nem sempre libera as atualizações para todos os seus aparelhos de maneira rápida - isso quando libera.

No início de setembro, a Samsung anunciou a venda de 20 milhões de unidades do Galaxy S III, o maior rival do iPhone no momento. Já a Apple anunciou que, na primeira semana do lançamento, conseguiu vender cinco milhões de iPhones 5 - sem contar as mais de dois milhões de pré-encomendas. Entretanto, estes números não justificam a ultrapassagem do iPhone 5 em relação ao Galaxy S III em termos de tráfego na web, e sugerem que as vendas da Apple após a semana inicial continuaram a passos bastante largos. Bastaram 18 dias para que as vendas do iPhone 5 atropelassem o número total das do Galaxy S III, acumuladas em cinco meses.

Ainda é difícil traçar uma conclusão, entretanto, como as pesquisas mostraram, existe uma estranha disparidade no quesito atividade na web entre unidades Android e dispositivos iOS, comprovando que os usuários do sistema da Apple são muito mais ativos na internet que os demais.