Publicidade

Huawei cria patente de lente líquida com sensores triplos para smartphones

Por| 23 de Janeiro de 2019 às 16h33

Link copiado!

CNet
CNet
Tudo sobre Huawei

A Huawei pode estar apostando em câmeras triplas para seus smartphones neste ano, o que por si só não é nenhuma novidade para a empresa. O fator inédito aqui é que ela pode levar a tecnologia de lentes líquidas para a sua linha mobile.

Até o momento, empresas ainda apanham para levar a tecnologia para os smartphones, isso porque não é tão simples produzir um aparelho móvel desse tipo. Contudo, no final do ano passado, a Huawei patenteou um projeto de lente nesses moldes para smartphones. Trata-se de um módulo triplo, acoplado a também três sensores: um RGB (colorido), um monocromático e um para tecnologia de Time-of-Field, capaz de fazer reconhecimento 3D.

O site GizChina disse ter tido acesso a uma pessoa próxima do projeto, que informou que a peça teria uma posição vertical com o LED nesta mesma linha. Obviamente, a peça também contém líquido dentro.

A quem não está familiarizado com o termo, esta já é uma proposição antiga para uso em fotografia criada por Bruno Berge, conhecido físico francês. A ideia é que você tenha uma cavidade de lente que pode ser preenchida por líquidos, uma mistura de óleos e água que, pela maleabilidade, pode produzir formatos variáveis permitindo lentes dos mais diferentes tipos.

Continua após a publicidade

Basicamente a grande vantagem aqui é que, por conta da sua característica maleável, o sistema de lentes líquidas é capaz de mudar o ponto de foco de forma muito mais ágil que seus equivalentes convencionais.

Outra vantagem está no tamanho. Usando lentes líquidas, é possível fazer peças menores, uma vez que não é preciso ter modificação de distância, somente de formato da lente. Isso permite que não haja peças que se movem, deixando a lente ainda mais fina.

Por fim, especialistas também apontam que este tipo de lente tem capacidade de apresentar melhores zooms, exatamente pelo tamanho de sua maleabilidade.

A expectativa é de que a Huwaei experimente a tecnologia em seus aparelhos mais potentes. Por isso, é possível que a lente líquida seja introduzida no Mate 30 Pro, linha com melhores câmeras da companhia. Contudo, também pode ser que ela adicione a peça no P30 Pro, ambos com expectativa de chegar ao mercado em 2019.

Continua após a publicidade

A fonte do site chinês aponta que já a peça produzida, o que mostra que a tecnologia já está em estágio avançado, podendo chegar este ano aos aparelhos da empresa.

Fonte: Gizchina