Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google teria impedido download manual de seus apps em aparelhos da Huawei

Por| 27 de Novembro de 2020 às 10h25

Link copiado!

Sebastian Hietsch/Unsplash
Sebastian Hietsch/Unsplash
Tudo sobre Huawei

Desde meados de 2019, a Huawei é proibida de utilizar os serviços e apps do Google em seus smartphones, consequência das sanções impostas pelo governo norte-americano contra ela. No entanto, usuários que ainda quisessem utilizar as soluções da dona do Android, como o Google Maps, poderiam baixá-las manualmente pela internet. Bom, parece que o Google também pretende dificultar essa prática, como observou um usuário no Reddit há alguns dias.

A publicação relata que o Google teria bloqueado o download dos seus aplicativos pela internet baseado na detecção do chipset Kirin, fabricado pela HiSilicon (Huawei).

O usuário conta que tentou instalar a última versão do Maps em modelos como P20, P30 e P40, mas os arquivos não foram instalados devido à "incompatibilidade do processador/CPU". Os mesmos arquivos, segundo ele, teriam sido baixados e instalados perfeitamente em aparelhos mais antigos da Samsung.

Continua após a publicidade

Dois usuários do topo de linha Mate 20 Pro, no entanto, comentaram que as atualizações do Maps em seus smartphones ocorrem normalmente, e esse aparelho também utiliza chips Kirin. Isso levanta algumas possibilidades:

O responsável pela publicação teria tentando instalar a versão incompatível do APK (arquivos de downloads), o que seria comum já que geralmente há várias APKs do mesmo app para diferentes CPUs; ou o Google teria começado a bloquear o download dos aplicativos nos smartphones da Huawei gradualmente, ou seja, em determinada região.

Vale lembrar que a Huawei vem lançando soluções próprias para diminuir a dependência de terceiros, caso da plataforma HarmonyOS, que deve substituir o Android nos smartphones da marca a partir do próximo ano, além dos serviço Huawei Maps e Petal Search.

Continua após a publicidade

Infelizmente, a discussão não rendeu muito, pois os moderadores da própria Huawei a removeram do Reddit, alegando que ela não estava de acordo com os "propósitos da comunidade", embora não tenham detalhado quais propósitos seriam esses. De qualquer maneira, acompanharemos de perto essa situação e traremos mais novidades.

Você tem um smartphone da Huawei e está passando por esse problema? Conte-nos abaixo, nos comentários.

Fonte: Reddit