Publicidade

Galaxy Z Fold 4 tem primeiras fotos comparadas com Galaxy S22 Ultra

Por| Editado por Wallace Moté | 16 de Agosto de 2022 às 08h49

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

Ainda aguardando os reviews, o Galaxy Z Fold 4 teve as primeiras fotos comparadas com o Galaxy S22 Ultra em um teste rápido realizado pelo leaker Ice Universe. Com um conjunto de câmeras renovado, trazendo especificações muito similares às do Galaxy S22 tradicional, o novo dobrável da Samsung mostrou melhorias notáveis frente ao antecessor, entregando resultados razoavelmente competitivos com o irmão da série Ultra.

Galaxy Z Fold 4 tem fotos comparadas com S22 Ultra

O informante registrou um par de imagens com cada aparelho, testando especificamente a lente telefoto, uma das fraquezas da geração passada dos dobráveis.

Continua após a publicidade

Apesar de ter perdido resolução, passando de 12 MP para 10 MP, a câmera de zoom do Galaxy Z Fold 4 trouxe diversas melhorias, com destaque para uma distância focal maior de 67 mm, atingindo assim zoom óptico de 3x, contra 2x do Z Fold 3.

Soma-se a isso o novo processador e otimizações de software realizadas pela Samsung, que parecem ter resultados positivos mesmo em comparação ao Galaxy S22 Ultra, aparelho mais avançado da marca, especialmente em câmeras. O telefone premium tradicional traz um par de lentes telefoto, com a escolhida para esta comparação sendo equipada com sensor de 10 MP e zoom óptico de 3x.

Ambos os aparelhos têm OIS, mas o S22 Ultra tem a vantagem de apresentar pixels maiores (1,12 micrômetros vs 1,0 micrômetro), o que deve proporcionar melhores resultados, ao menos em teoria. Na prática, ambos são extremamente competitivos e, ao que parece, o processamento de HDR do Galaxy Z Fold 4 é ligeiramente mais equilibrado.

Continua após a publicidade

Note ainda, na galeria acima, como as cores parecem estar mais destacadas e um pouco menos lavadas na lente do celular dobrável. Em contrapartida, o Galaxy S22 Ultra parece entregar maior nitidez mesmo nas regiões mais externas da foto, onde normalmente ocorrem distorções, ainda que isso possa ser resultado de um pós-processamento agressivo.

O segundo par de imagens, visto na galeria abaixo, registra um caso mais desafiador em um cenário de baixa luz e torna a diferença de processamento dos telefones mais visível: o Galaxy S22 Ultra entrega maior nitidez e uma imagem significativamente mais limpa, sem ruídos.

O Galaxy Z Fold 4, por outro lado, apresenta granulações por toda a imagem, mas curiosamente parece manter as cores mais fiéis — note como as lanternas parecem alaranjadas no S22 Ultra.

Continua após a publicidade

Em outra publicação, Ice Universe reforçou como a Samsung parece ter aprimorado o processamento de HDR com o lançamento do novo Fold.

Com o topo de linha tradicional, pontos muito luminosos costumavam apresentar um aspecto ligeiramente estourado, enquanto áreas escuras não apresentavam boa exposição. Também é possível notar, mais uma vez, como o dispositivo mais recente entrega cores mais vivas.

Continua após a publicidade

Conforme destaca o próprio leaker, uma atualização robusta de software poderia "consertar" os aspectos não tão agradáveis que a câmera do S22 Ultra estaria apresentando, mas ainda não houve avanços nesse quesito mesmo após quase 6 meses desde a estreia do flagship premium tradicional da gigante.

Dobrável traz conjunto de câmeras renovado

Anunciado na semana passada, o Samsung Galaxy Z Fold 4 não reimaginou o conceito de dobrável da família, mas trouxe melhorias e refinamentos importantes frente ao antecessor, visando entregar uma experiência de uso aprimorada. A câmera está entre os upgrades de destaque, contando com um conjunto de sensores basicamente idêntico ao do Galaxy S22 e do Galaxy S22 Plus.

Continua após a publicidade

O dobrável vem equipado com sensor principal de 50 MP com abertura de f/1.8, foco automático de detecção de fase (PDAF) com duplo pixel e estabilização óptica (OIS), além da nova lente telefoto de 10 MP com PDAF, abertura de f/2.4, OIS e zoom óptico de 3x.

A lente ultrawide foi a única a não ser atualizada — o telefone adota o mesmo sensor de 12 MP do antecessor, com abertura de f/2.2 e campo de visão de 123°.

Além das novas câmeras, o Galaxy Z Fold 4 embarca chipset Snapdragon 8 Plus Gen 1, 12 GB de RAM, até 1 TB de armazenamento, som estéreo, tela externa mais larga de 6,2 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz, tela interna também mais larga de 7,6 polegadas com taxa de 120 Hz e novo painel até 25% mais eficiente, bateria de 4.400 mAh com recarga de 25 W e Android 12L.

A novidade deve estrear no Brasil no próximo dia 23 de agosto.

Continua após a publicidade

Fonte: Ice Universe, WCCFTech