Galaxy Z Flip | O que significa o teaser apresentado no Oscar pela Samsung?

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Ficha técnica

No último domingo (9), em um dos intervalos do Oscar 2020, a Samsung pegou todos de surpresa: ela exibiu um comercial do Galaxy Z Flip - novo smartphone dobrável da marca - em toda a sua glória. Confira abaixo:

No teaser - cuja duração era de pouco menos de 28 segundos - o aparelho é mostrado em mais detalhes, como ângulos de abertura, recursos da tela frontal e função de videochamada. No final, há ainda uma chamada para o Unpacked 2020, evento que acontece nesta terça-feira, em Nova York, onde a Samsung apresentará não apenas o Z Flip, mas também a linha Galaxy S20.

Mas, teaser à parte, cabe uma pergunta: o que significa a Samsung exibir um de seus aparelhos mais aguardados do ano, a uma audiência de centenas de milhões de pessoas, antes da apresentação oficial do mesmo, algo inédito na estratégia da companhia?

Bom, pode significar tudo, pode não significar muita coisa.

Primeiro, vamos para o lado mais provável da coisa: a Samsung pode ter tido uma boa sacada de marketing ao aproveitar a proximidade das datas, já que o Oscar aconteceu no dia 09 e o Unpacked acontecerá dois dias depois, nesta terça-feira, dia 11. A empresa resolveu usar a audiência gigantesca da maior premiação do cinema mundial para exibir um dos seus produtos mais aguardados do ano, ainda que esse teaser não tenha revelado muita coisa. Com isso, a fabricante sul-coreana cria um buzz interessante para o evento e deixa no público um gosto de "quero mais", fazendo com que seu evento seja acompanhado por mais gente.

Essa é uma jogada interessante, sem dúvida, mas, é bem possível que seja algo pontual. Isso porque, como dissemos acima, a Samsung aproveitou a proximidade das datas e resolveu promover o Flip. Aliás, o aparelho já sofreu tantos vazamentos nos últimos meses que, a não ser que ele corte as unhas e faça pipoca, não terá grandes novidades em sua apresentação para além do que já foi divulgado.

Aliás, essa não foi a primeira vez que a Samsung aproveita o Oscar para fazer a divulgação de seus smartphones. Na edição 2014 da premiação, a anfitriã do evento, Ellen DeGeneres, usou o Galaxy Note 3 para fazer uma das selfies mais populares de todos os tempos, com alguns dos maiores peso-pesados de Hollywood na época. Sim, era uma ação patrocinada e, sim, criou um buzz violento na época. É só olhar o número de retweets: mais de 3 milhões.

Um nova - e duradoura - estratégia 

Mas, essa divulgação antecipada também pode significar uma guinada histórica na estratégia de marketing da Samsung. Já que seus vindouros topos de linha sempre sofrem vazamentos meses antes de virem a público, a empresa pode optar eventos de grande audiência que acontecem antes do Unpacked - Super Bowl, Oscar, entre outros - para divulgar teasers desses modelos e atrair mais público para suas apresentações.

Logo, esse vazamento seria uma ação significativa da empresa, que adotaria a estratégia de estúdios de cinema, por exemplo, ao mostrar teasers de seus lançamentos, antes da chegada ao público. O buzz é criado, a expectativa aumenta e a publicidade gratuita ganha as ruas. Essa análise é um perfeito exemplo disso, não?

De qualquer forma, esses vazamentos antecipados não são exatamente uma reinvenção da roda. Em 2018, a OnePlus foi divulgando as especificações do OnePlus 6 aos poucos, até o dia do seu lançamento. Já no passado, a Google entrou na brincadeira, vazando a traseira do Pixel 4 meses antes de sua apresentação oficial.

De qualquer forma, agora é acompanhar como a Samsung vai se comportar daqui para frente. E acompanhar em detalhes o Unpacked 2020, para saber mais tanto sobre o Galaxy Z Flip, quanto os Galaxy S20. Nossa equipe já está em Nova York e trará tudo em primeira mão para vocês.

Fique ligado!

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