Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy S8 teve seu sistema de reconhecimento de íris quebrado por hackers

Por| 24 de Maio de 2017 às 12h48

Link copiado!

Galaxy S8 teve seu sistema de reconhecimento de íris quebrado por hackers
Galaxy S8 teve seu sistema de reconhecimento de íris quebrado por hackers

O sistema biométrico do Galaxy S8 foi alardeado pela Samsung como o mais seguro já disponível em um smartphone. Além de contar com a leitura de impressões digitais, o dispositivo também é capaz de reconhecer a íris do usuário, mais complexa e complicada de se copiar. Ou não, como mostrou um grupo de hackers que contaram apenas com a inventividade para quebrar o sistema.

Usando uma foto do dono do aparelho impressa em papel comum e uma lente de contato, pesquisadores do Chaos Computer Club, um grupo de especialistas em tecnologia e segurança da informação, foram capazes de quebrar a proteção rapidamente. O resultado foi o acesso a todos os dados e informações do aparelho, algo que, nas mãos erradas, pode levar ao vazamento de informações sensíveis ou golpes.

O processo de “clonagem” começou com uma simples foto do proprietário do dispositivo, batida a cerca de um metro de distância com uma câmera comum, mas que possui visão noturna. Após um close digital nos olhos do fotografado, a fotografia foi impressa também em uma impressora tradicional – curiosamente, uma da própria Samsung foi utilizada –, com papel simples, e a imagem foi acoplada a uma lente de contato, para gerar curvatura e profundidade de forma a enganar o aparelho.

Continua após a publicidade

No fim, bastou colocar a imagem diante do dispositivo para que ele fosse desbloqueado. O processo, inclusive, foi quase instantâneo, mostrando que o reconhecimento biométrico alardeado pela Samsung pode não ser tão seguro assim. Bastaria engenharia social e um roubo simples para colocar os dados dos usuários em perigo.

Em resposta, após ser notificada sobre o caso, a Samsung disse estar investigando a questão. Ela não negou nem confirmou a possibilidade de quebra do sistema de segurança, mas disse que a plataforma de biometria passou por testes rigorosos antes de ser utilizada em um produto para o usuário final, e que se há uma vulnerabilidade, ela será corrigida o mais rapidamente possível para garantir a segurança dos donos do Galaxy S8.

Fonte: Motherboard