Fotos do Lumia 960, que foi cancelado, vazam na internet

Por Sérgio Oliveira | 31 de Maio de 2017 às 11h47

Apesar de não declarar abertamente qual sua atual estratégia para o mercado mobile, a verdade é que a Microsoft realmente entregou os pontos e deixou o Windows 10 Mobile e smartphones da linha Lumia à deriva para morrerem. Sem qualquer novidade em matéria de sistema operacional e aparelhos, agora resta aos fãs olharem para trás e apreciar um pouco daquilo que o ecossistema móvel da empresa de Redmond poderia ter sido.

Tanto é que nesta quarta-feira (31) surgiram algumas fotografias do Lumia 960 na internet, uma bela prova de que ainda tem gente revirando a lixeira da Microsoft em busca do que a empresa descartou. Batizado internamente de "Northstar", o smartphone chegaria ao mercado para suceder o Lumia 950.

O design não é revolucionário e não foge da fórmula aplicada a toda a linha Lumia. O grande diferencial fica mesmo por conta da construção em metal e a instalação de dois alto-falantes na parte frontal do gadget -- algo parecido com o que a Lenovo fez com a linha Moto X.

Fotografias vazadas do Lumia 960 mostram um aparelho bastante parecido com seu antecessor, o 950. Gadget foi descontinuado antes mesmo de ver a luz do dia.
Fotografias vazadas do Lumia 960 mostram um aparelho bastante parecido com seu antecessor, o 950. Gadget foi descontinuado antes mesmo de ver a luz do dia (Reprodução: Windows Central)

Embora tenha sido descontinuado antes mesmo de ver a luz do dia, os responsáveis pelo vazamento indicam que o aparelho viria equipado com SoC Qualcomm Snapdragon 820 e tela com resolução QHD. Fora isso, há boatos de que ele ainda é utilizado internamente como um protótipo pelos engenheiros da Microsoft responsáveis pelo Windows 10 Mobile. Ainda que o sistema esteja praticamente morto, com cerca de apenas 0,1% de participação no mercado, os desenvolvedores ainda trabalham em atualizações que contemplam cada vez menos aparelhos. Há previsões, inclusive, de que o sistema deixará de existir até 2020.

Independentemente disso, o que se sabe é que a gigante dos softwares está preparando algum novo dispositivo móvel. Inclusive, já faz um bom tempo que circulam boatos sobre a existência de um Surface Phone, mas até agora a companhia permaneceu no mais absoluto silêncio e os usuários às cegas. Sendo assim, só nos resta sentar e esperar para ver o que vem por aí.

Fonte: Windows Central