Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Falha no touchscreen dos iPhones 6 e 6 Plus é fruto de um erro de projeto

Por| 27 de Agosto de 2016 às 18h22

Link copiado!

Falha no touchscreen dos iPhones 6 e 6 Plus é fruto de um erro de projeto
Falha no touchscreen dos iPhones 6 e 6 Plus é fruto de um erro de projeto

Se você está vendo uma barra cinza piscando na parte superior da tela do seu iPhone 6 ou 6 Plus, é possível que seu gadget seja mais um dos que repentinamente têm apresentado falhas na tela sensível ao toque. Chamada de 'touch disease', ou 'doença do toque' em bom português, a falha está atingindo usuários de todo o mundo e em número suficiente para lotar os fóruns de ajuda da Apple.

O defeito ganhou notoriedade após uma série de usuários dos smartphones residentes em diferentes partes do mundo enviarem seus aparelhos para as assistências técnicas apresentando quase sempre os mesmos defeitos: uma barra cinza piscando no topo da tela, onde ficam informações como hora e nível de bateria, além de o display não corresponder corretamente aos toques.

Na imagem é possível ver a barra cinza no topo do display, um dos sintomas do problema com o touchscreen do aparelho (Foto: Reprodução/Yahoo)

Continua após a publicidade

Muitos usuários tentaram resolver o problema com técnicas caseiras. Alguns descobriram que chacoalhar o telefone resolvia o problema temporariamente, enquanto outros conseguiam usar a tela aplicando mais força nos toques. Embora suficientes para impedir que o telefone fique completamente inutilizável, os métodos não solucionam o problema, de fato, e, nestes casos, o mais recomendável seria substituir a tela e o vidro sensível aos toques, não é?

Bem, não neste caso. Isso porque os usuários que sofreram do problema descobriram que trocar a tela não era suficiente: a barra cinza continua a aparecer na tela nova e, pior, o problema com o touchscreen também persiste. Com isso, o fato do problema não estar ligado à tela e não ser causado por software despertou a curiosidade de alguns especialistas, que com um pouco mais de pesquisa descobriram que a falha estava relacionada ao Touch IC dos gadgets, um par de chips responsável por mapear os toques reconhecidos pelo digitalizador, o vidro sensível aos toques.

O conjunto Touch IC é controlado pelos chips destacados em azul e roxo logo acima (Foto: Reprodução/JVG Techs)

Continua após a publicidade

O problema acontece quando o iPhone em questão aquece e a solda que prende os chips na placa mãe amolece, fazendo com que um deles ou ambos se soltem do conjunto. Um erro de projeto parecido acometia as primeiras unidades do Xbox 360, que, ao esquentar, acabava soltando algumas soldas e apresentava o temível 'anel vermelho da morte', indicando a falha de algum componente do console.

Após identificado o problema, muitos pensaram que seria necessário apenas levar o aparelho a uma autorizada da Apple e eles saberiam o que fazer. A grande questão é que esse tipo de solda é tão pequena que se torna quase impossível de reparar sem que haja máquinas e pessoas especializadas na tarefa. Segundo o especialista em reparos Louis Rossmann, o fato da falha ocorrer em tantos aparelhos, além de ser um erro de projeto, pode acabar em caros processos judiciais para a Apple caso os consumidores atingidos decidam se juntar.

Embora ninguém tenha achado uma solução viável para o problema, Jessa Jones, uma especialista em microssoldas, explicou ao iFixit que prender uma fina placa de metal sobre o adesivo que cobre os chips pode ajudar a mantê-los no lugar e resolver o problema. Como a falha ocorre quando os componentes saem de seu devido lugar, um pouco mais de pressão em cima deles pode forçá-los a se manterem em suas posições.

Continua após a publicidade

A falha ocorre quando os mínimos contatos do chip saem do lugar. Pressionar a peça com uma placa de metal ajuda a fixá-lo (Foto: Divulgação/Aliexpress)

Infelizmente, como a Apple não aprova esse tipo de "gambiarra" nos seus gadgets, mesmo que esta seja a única solução encontrada até agora, os comentários de Jessa explicando o truque foram removidos do fórum oficial da empresa, lugar onde muitos usuários com problemas pediam ajuda. Embora a Apple esteja dando novos iPhones a quem sofre do problema dentro do período de garantia do aparelho, fica complicado defender a atitude da empresa em relação àqueles que já tem seus smartphones há mais de um ano e acabam arcando com a compra de um telefone novo.

Fonte: Engadget, iFixit