Fabricantes de fones de ouvido se preparam para um iPhone 7 sem conector P2

Por Redação | 30 de Junho de 2016 às 10h17

Esta semana, a Cirrus Logic — uma das empresas responsáveis por produzir os semicondutores presentes em dispositivos da Sony, Philips e até mesmo da Harmon Kardon — anunciou um kit de desenvolvimento que deve preparar essas empresas para projetar acessórios de áudio que usem o conector Lightning como padrão. A notícia chega para corroborar com os rumores que apontam a troca do conector de 3,5mm pelo modelo proprietário da Apple no próximo iPhone.

O kit de desenvolvimento deve incluir uma série de vantagens que o conector Lightning tem sobre o padrão analógico TRS. Segundo uma breve descrição que a empresa dá sobre o tema, utilizar um padrão digital permite que os fones de ouvido recebam mais energia e, por isso, possam trabalhar com controles de áudio mais sofisticados e uma reprodução mais fiel ao som original.

Conector P2 iPhone

(Foto: Divulgação/Cirrus Logic)

Ainda de acordo com a Cirrus Logic, tornar a comunicação entre smartphone e fones de ouvido em algo digital faria com que os acessórios ganhassem recursos além da reprodução de música, tais como o acompanhamento de atividades físicas, por exemplo.

Philips Fidelio MDL2

Na imagem, é possível ver o Philips Fidelio Ml2, o primeiro fone de ouvido a utilizar o conector Lightning como padrão (Foto: Reprodução/Expertviews)

Embora nada disso seja impossível, é válido lembrar que o conector Lightning sempre foi capaz de reproduzir áudio; tanto ele quanto o seu chip de autenticação MFi foram lançados no iPhone 5, em 2014, e, no mesmo ano, a Philips anunciou dois fones de ouvido que utilizavam este conector como entrada padrão. Os modelos, chamados Fidelio M2L e Fidelio NC1L, desapontaram a mídia internacional por não serem nada mais que fones convencionais que consumiam mais energia que aqueles dotados de um conector analógico.

Por fim, não é possível afirmar se a Cirrus Logic tem informações concretas de que a Apple irá, de fato, trocar o padrão TRS pelo seu conector. De qualquer forma, não tem sido raro ver cada vez mais empresas concordando que a mudança vem em boa hora e pode trazer benefícios: há algumas semanas, a Intel anunciou que apoia a adoção do USB Tipo-C no lugar das portas de áudio de 3,5mm. Espera-se que, caso a Apple decida mesmo pela troca, o próximo iPhone venha com os tradicionais earpods de conector P2 e um adaptador que os torne compatíveis com a entrada.

Fonte: Gizmodo

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.