Publicidade

Fabricante que acusou Apple de violar patente de design na verdade não existe

Por| 24 de Junho de 2016 às 06h58

Link copiado!

Fabricante que acusou Apple de violar patente de design na verdade não existe
Fabricante que acusou Apple de violar patente de design na verdade não existe
Tudo sobre Apple

Que a zoeira não tem limites, a gente sabe, mas algumas “trollagens” acabam tendo consequências graves se levadas a sério. Foi o que aconteceu com a Apple, que teve as vendas do iPhone 6 e 6 Plus proibidas na China por ter supostamente violado a patente de design do smartphone 100C, fabricado pela 100+. Ao ganhar notoriedade na mídia, o “causo” foi investigado pelo Wall Street Journal (WSJ), que descobriu que a acusadora “mal existe”.

Conforme apurado pelo jornal norte-americano, a 100+ faz parte da empresa chinesa Shenzhen Baili Marketing Services, e tem como parceira de distribuição a Zhongfu Telecom. Os jornalistas descobriram que a tal empresa não está ativa no mercado há mais de um ano, e um dos motivos pelo sumiço foi a oferta de dispositivos recheados de “bugs”. O WSJ tentou conversar com representantes da empresa por telefone, mas todas as tentativas de chamada se revelaram frustradas, e o website da empresa também já não está mais no ar - não se sabe há quanto tempo.

O jornal então descobriu que o 100C não é um aparelho que está sendo fabricado, e que, se a denúncia da 100+ não se tratar de uma zoeira, pode ser apenas um caso de proteção de patente injustificada na tentativa de “arrancar” dinheiro da Apple, uma vez que o registro teria sido feito para a Baili, que, de acordo com o WSJ, estaria decretando falência.

Contudo, um advogado da companhia foi localizado pelo periódico e deu uma breve declaração dizendo que “a questão não se trata de a companhia continuar ou não fabricando smartphones, mas sim do iPhone 6 ter infringido sua patente”. Ele declarou também que a empresa continuará tentando levar à Apple aos tribunais chineses.

Continua após a publicidade

Fonte: Wall Street Journal, TechTimes