Exército americano está trocando smartphones Android pelo iPhone

Por Redação | 18 de Julho de 2016 às 14h35

Entre todas as opções no mercado corporativo, o setor governamental sempre é o mais lucrativo, com contratos longos e estabilidade garantida. E agora, a Apple parece ter vencido mais uma nesse segmento, com o exército americano substituindo smartphones Android pelo iPhone para utilização pelas tropas em um sistema de localização.

Os aparelhos seriam usados no Net Warrior, um sistema que permite aos líderes de esquadrão localizarem soldados espalhados pelo campo de batalha, orientando-os em estratégias ou reconhecendo suas posições durante as batalhas. A plataforma funciona a partir de celulares conectados a rádios transmissores que fazem parte do kit padrão dos combatentes, e depende de dados transmitidos em tempo real.

O problema é que, segundo o exército, os smartphones Android não estariam dando conta do recado, apresentando travamentos, reinicializações inesperadas ou um atraso na transmissão das informações. Para o governo, isso é altamente prejudicial nas operações, uma vez que situações desse tipo podem levar à perda de vidas ou a falhas na comunicação que poderiam colocar tudo a perder.

Enquanto isso, testes iniciais com o iPhone 6s teriam apresentado o comportamento oposto, com um funcionamento mais dinâmico do Net Warrior e maior confiabilidade nas informações enviadas e recebidas. A troca deve acontecer nos próximos meses e os smartphones se juntariam à lista de outros aparelhos da Apple já usados pelos soldados, como MacBooks carregados por comandantes ou iPods Touch que ficam com os franco-atiradores para servirem como computadores portáteis.

Os relatos não foram confirmados pelo exército, mas sim, vieram de fontes ligadas ao governo. Elas especulam, ainda, o fato de que a Apple ser uma empresa americana seria outra motivação para a mudança, devido a motivações de segurança nacional. As informações não confirmam quais eram os smartphones Android utilizados anteriormente, mas entre os aparelhos de topo de linha, não existe nenhum de fabricantes dos Estados Unidos.

Fontes: DoD Buzz, Blog do iPhone

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.