Publicidade

Estudo chinês desmascara IA do P30 Pro e a compara com um filtro do Snapchat

Por| 24 de Abril de 2019 às 09h20

Link copiado!

Divulgação/Huawei
Divulgação/Huawei

Lançado oficialmente no final de março, o Huawei P30 Pro é conhecido por ter um dos melhores esquemas de câmera de qualquer smartphone do mercado. Porém, agora o aparelho é o pivô de uma nova polêmica por causa do chamado “Moon Mode”.

De acordo com a Huawei, esse modo permitiria que alguém consiga tirar uma foto em close da lua sem o uso de tripés ou lentes especiais para zoom, e combinaria as lentes já presentes no aparelho com um algoritmo de IA que permitiria a melhoria da imagem com uma qualidade que simplesmente não seria possível obter sem a utilização desses equipamentos. Claro, a foto pode sair meio borrada/fora de foco, mas a qualidade é excelente se considerarmos que foi tirada com um celular, sem utilizar nenhuma lente especial ou tripé, de um objeto que está a cerca de 384 mil km de distância do fotógrafo.

Apesar disso, conforme as pessoas têm utilizado o “Moon Mode” para outros tipos de fotos, elas tem feito algumas descobertas sobre como o método utilizado pela Huawei para melhorar essas fotos é um tanto quanto antiético.

Continua após a publicidade

De acordo com o manual do usuário da Huawei, o “Moon Mode” do P30 Pro faz o aparelho reconhecer que a pessoa está tentando tirar uma foto da lua e recomenda o uso do modo; quando ativado, ele utiliza algoritmos especiais para criar uma imagem mais clara do corpo celestial.

Ainda que o manual não explique exatamente como funcionam esses algoritmos, o texto dá a entender que a IA do P30 Pro pega as informações da foto que você está tentando tirar e aumenta essa imagem usando as informações já conhecidas sobre a face iluminada da lua, a fim de estabilizar e “arrumar” a foto sem a necessidade de lentes especiais.

O problema é que esse não foi o funcionamento observado nos testes feito por Wang Yue para o site Zhihu (uma espécie de Yahoo Respostas chinês, onde pessoas fazem perguntas para que especialistas no assunto possam responder). De acordo com Wang, o P30 Pro não apenas está usando a IA para aproximar a foto mais do que o zoom máximo da câmera permite, mas está baseando essa aproximação em fotos preexistentes da Lua. Isso quer dizer que, ao tirar uma foto da Lua usando o “Moon Mode”, o resultado final não é exatamente uma foto tirada naquele momento, mas uma mistura da foto recém-caputrada com outras que já foram tiradas por câmeras profissionais no passado.

Para testar essa teoria, Wang fotografou a Lua de diversos ângulos diferentes, além de utilizar o "Moon Mode" para fotografar objetos que não fossem o nosso satélite natural, chegando à conclusão de que qualquer foto feita usando o “Moon Mode” não é completamente original (você pode acessar o relatório completo, em chinês, no site Zhihu).

Continua após a publicidade

Isso quer dizer que, enquanto a Huawei vende a função como um meio de capturar a real beleza da Lua, o que ela na verdade está fazendo é utilizando elementos artificiais que fazem o usuário pensar que realmente tirou uma foto da Lua.

Isso faz com que as fotos tiradas usando a funcionalidade não sejam tão diferentes daquelas feitas com filtros do Snapchat — como as famosas orelhas de cachorrinho —, que também usam a mesma ideia de uma imagem predefinida para modificar suas fotos finais. A controvérsia no caso é que, enquanto o Snapchat deixa claro que utiliza elementos artificiais na imagem, a Huawei tenta vender algo completamente natural e feito para o momento.

O que torna tudo pior é que essa não é a primeira vez que a Huawei utiliza um artifício desses. Há pouco tempo, a marca já foi pega utilizando fotos promocionais feitas com câmeras profissionais e falando que foram tiradas com um de seus smartphones, além de também já ter sido pega falsificando resultados de benchmark de seus aparelhos, o que comprova que a empresa pode recorrer a uma mentirinha e outra para aumentar as vendas de seus smartphones.

Continua após a publicidade

E o mais bizarro de tudo isso é que a empresa não precisava disso para trazer a atenção do público para o P30 Pro. Diversas publicações independentes (como DxOMark, Android Authority e até mesmo nós aqui do Canaltech) classificaram as fotos obtidas com o aparelho como algumas das melhores da história dos smartphones. Assim, se o aparelho já é muito melhor do que a concorrência, parece uma decisão estranha escolher mentir para os consumidores, o que pode colocar em xeque a credibilidade obtida ao longo dos anos pela Huawei.

Atualização 24/04 - Após a publicação da matéria, a assessoria da Huawei no Brasil entrou em contato com o Canaltech para se posicionar sobre o caso, afirmando que o Modo Lua ("Moon Mode") opera no mesmo princípio que outros modos principais de Inteligência Artificial (IA), pois reconhece e otimiza os detalhes dentro de uma imagem para ajudar os consumidores a tirarem fotos melhores. A empresa reconhece que esse modo não substitui de forma alguma a imagem - pois isso exigiria uma quantidade irreal de espaço de armazenamento, pois o modo IA reconhece mais de 1.300 cenários e usa como base os princípios de aprendizado de máquina, fazendo com que a câmera reconheça um cenário e ajude a otimizar o foco e a exposição para aprimorar os detalhes, como formas, cores e realces/luzes baixas. A companhia ainda afirma que este recurso pode ser ligado ou desligado facilmente ao tirar uma foto, e garante que há um Modo Lua, a foto ainda pode ser tirada sem a IA por causa da lente do periscópio. Além disso, a Huawei garante que as fotos da Lua que foram compartilhadas são, de fato, fotos reais tiradas com um Huawei P30 Pro.

Fonte: Android Authority