Este smartphone é capaz de ler a íris do olho para efetuar pagamentos mobile

Por Redação | 19 de Maio de 2015 às 07h58
photo_camera Divulgação

Já é bastante comum encontrar celulares que fazem uso da impressão digital para desbloquear o aparelho ou efetuar pagamentos. Nesse sentido, o próximo passo da biometria promete se basear na íris do olho para realizar essas tarefas. E uma empresa no Japão acaba de lançar uma novidade justamente com esse objetivo.

Trata-se da nova linha de smartphones Android 5.0 da operadora japonesa NTT DoCoMo, em parceria com a Fujitsu. Entre os dispositivos da marca que mais se destacam está o Arrows NX no modelo F-04G, que possui tecnologia de reconhecimento da parte colorida do globo ocular. Através desse recurso, o dono do telefone pode tanto usar a própria íris para desbloqueá-lo, como também pagar contas e concluir transações financeiras.

Na prática, o Arrows NX é o primeiro smartphone do mundo que utiliza um leitor de íris. O sistema é semelhante ao Apple Pay e Samsung Pay, respectivamente os mecanismos da Apple e Samsung voltados para fazer compras pelo celular. A diferença, obviamente, é que em vez da digital do dedo, é a íris do usuário a "senha" de acesso às informações. Além disso, o processo de desbloqueio é um pouco mais complicado, mas também é mais seguro, o que significa que é praticamente impossível desbloqueá-lo se você não for o dono do celular.

Arrows NX F-04G

O Arrows F-04G vem com Android Lollipop e tecnologia de leitura da íris do olho. (Foto: Divulgação)

Quanto ao harwdare, o dispositivo se assemelha aos principais gadgets Android do mercado. Possui tela de 5,2 polegadas com resolução QHD (2.560 x 1.440 pixels), processador Snapdragon 810 octa-core, 3 GB de memória RAM, 32 GB de armazenamento interno, bateria de 3.120 mAh e sistema operacional Android 5.0 Lollipop. Ele será vendido ao equivalente a US$ 460 e não há previsão de lançamento do produto para fora do continente asiático.

Veja no vídeo abaixo como funciona o sistema de reconhecimento de íris:

Fontes: Engadget, Wall Street Journal

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.