Essential, fabricante do PH-1, também quer se livrar dos entalhes nos celulares

Por Ramon de Souza | 12 de Março de 2018 às 15h27
photo_camera Android Community

Ao pensar nos entalhes — ou “notches”, se você preferir o termo popular em inglês — usados para aumentar o aproveitamento de tela dos smartphones modernos, é impossível não lembrar de cara do iPhone X, que ficou responsável por popularizar esse tipo de design. Porém, muitos se esquecem de que, antes da Apple, a Essential (empresa formada por Andy Rubin, criador do sistema Android) já havia utilizado esse elemento em seu Essential Phone PH-1.

Pois é. Acontece que, assim como a Maçã, a Essential também pretende nadar contra a corrente e já está trabalhando a todo vapor em uma forma inteligente de se livrar do notch em seu próximo dispositivo. A marca registrou uma série de patentes durante o mês passado e algumas delas descrevem métodos curiosos para “esconder” a câmera frontal do aparelho, o que possibilitaria um aproveitamento de tela de praticamente 100%, eliminando a necessidade de recortar o display.

Em uma das ideias, a companhia de Rubin imagina um painel LCD dotado de uma pequena área semitransparente, que, quando necessário, é capaz de desativar sua matriz de cores para aumentar a transparência e dar passagem para a lente da câmera, que estaria debaixo dela. Eventuais distorções causadas por essa “obstrução” poderiam ser corrigidos com a ajuda de um software de processamento feito especialmente para tal finalidade.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Parte da patente registrada pela Essential (Reprodução: TechCrunch)

Trata-se de um contorno semelhante ao que a Apple teoricamente está planejando adotar — a diferença é que a Maçã também registrou a ideia de aplicar microfuros no display para acoplar a câmera frontal e os sensores necessários para fazer a tecnologia TrueDepth funcionar. De qualquer forma, podemos ficar seguros de que, ao que tudo indica, os entalhes não vieram para ficar.

Fonte: TechCrunch, Mashable

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.