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Erro 53: troca não-oficial do botão Home no iPhone pode inutilizar aparelho

Por| 08 de Fevereiro de 2016 às 18h05

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Se o botão Início (Home) do seu iPhone parar de funcionar e precisar de conserto, atenção: um novo problema, identificado como "erro 53", começou a aparecer nos aparelhos reparados em assistências técnicas não autorizadas pela Maçã e pode inutilizar o dispositivo.

Nas últimas semanas, usuários que passaram por essa situação relataram ao jornal britânico The Guardian que seus smartphones simplesmente pararam de funcionar depois de terem sido arrumados em estabelecimentos não licenciados pela Maçã. A falha aconteceu porque o botão Home, que armazena também o leitor de impressões digitais Touch ID, foi violado e trocado por uma peça não-oficial.

É importante explicar que o tal erro 53 não é o responsável pela inutilização do iPhone em si, mas serve como uma medida prévia de segurança para evitar que terceiros consigam invadir o aparelho e roubar seus dados. Ele opera exatamente dessa maneira porque a própria Apple o projetou assim: o Touch ID, presente nos iPhone 5s, 6 e 6s é diretamente ligado ao dispositivo iOS. Logo, se o gadget for roubado ou sofrer tentativas de violação, o erro 53 entra em ação e "ativa" um recurso de checagem do sensor para identificar se o componente é ou não da Apple.

Em assistências técnicas não-licenciadas pela gigante de Cupertino, o que acontece é uma simples troca do botão em si - algo que já coloca em risco a segurança do produto, já que o procedimento também viola os termos de garantia da Maçã. E é aí que começam as dores de cabeça, pois, ao tentar restaurar o iPhone ou atualizar o iOS, o consumidor vê o erro 53, que acaba por inutilizar o aparelho e impossibilita sua troca direta com a Apple, uma vez que sua garantia foi violada.

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"Nós levamos muito a sério a segurança dos nossos consumidores, e o erro 53 é resultado do controle de cerificação de segurança feito para proteger donos de dispositivos da marca. O iOS checa se o sensor Touch ID em seu iPhone ou iPad bate com outros componentes do seu dispositivo. Se o iOS achar alguma incompatibilidade, o Touch ID e o uso do Apple Pay são desativados. A medida de segurança é necessária para proteger seu dispositivo e previnir o uso fraudulento do sensor Touch ID. Se um consumidor encontrar o erro 53, nós o incentivamos a entrar em contato com o suporte da Apple", disse a companhia em um comunicado oficial.

Alguns clientes afirmaram que o erro 53 também aparece em dispositivos que nunca foram reparados, mas nessas situações a Apple fez a substituição gratuita, já que os aparelhos estavam cobertos pela garantia da empresa. Em todo o caso, vale o alerta para quem tem o costume de levar seu iPhone em locais não-autorizados pela Maçã, pois o barato pode sair caro.

Fontes: The Guardian, Gizmodo