Realme 8 Pro mostra força de sua câmera de 108 megapixels em teste do DXOMARK

Realme 8 Pro mostra força de sua câmera de 108 megapixels em teste do DXOMARK

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 03 de Julho de 2021 às 10h00
Ivo/Canaltech

Oficializado no final de março, e recentemente lançado no Brasil, o Realme 8 Pro chegou ao mercado tendo como principal destaque as câmeras, em especial o sensor principal de 108 MP. O aparelho, no entanto, não empolgou por ser basicamente uma versão ligeiramente modifica do antecessor, com downgrades em departamentos como a tela e a recarga da bateria.

Frente à atenção dada pela fabricante às câmeras do aparelho, o Realme 8 Pro encarou nesta semana a bateria de testes dos especialistas do site DXOMARK. Com 103 pontos, o celular se mostra uma opção sólida entre os intermediários, empatando com nomes como o POCO X3 NFC e o iPhone SE (2020), ainda que apresente falhas notáveis em alguns aspectos.

Amplo alcance dinâmico, mas artefatos constantes

O Realme 8 Pro traz um conjunto de quatro lentes traseiras com sensor principal de 108 MP, ultra wide de 8 MP com campo de visão de 119º, macro de 2 MP e sensor auxiliar de profundidade também de 2 MP. Segundo os engenheiros do DXOMARK, o telefone se destaca pelo alcance dinâmico amplo, especialmente em fotos com forte luminosidade, e exposição geralmente precisa.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Realme 8 Pro (Imagem: Divulgação/Realme)

Também são pontos positivos o alto nível de detalhes em ambientes iluminados, foco ágil e preciso, estimativa de profundidade relativamente precisa no modo retrato, bom controle de ruído em vídeos sob forte luz, balanço de branco neutro em gravações e tons de pele agradáveis.

Já entre as falhas do celular chinês estão forte presença de tons quentes em fotos em baixa luz, ruídos de luminância em cenários escuros, baixa exposição em capturas noturnas com estouro de pontos muito claros ou muito escuros, baixo nível de detalhes com zoom, além de contraste intenso, instabilidade do foco, perda de detalhes e imprecisão de cores em vídeos.

Exemplos de fotos

O Realme 8 Pro consegue entregar um alcance dinâmico amplo e cores agradáveis em cenários bem iluminados (Imagem: Reprodução/DXOMARK)
Há forte presença de tons quentes em fotos em baixa luz (Imagem: Reprodução/DXOMARK)
O cálculo de profundidade em fotos no modo retrato é relativamente preciso (Imagem: Reprodução/DXOMARK)
Há forte presença de artefatos, como o halo (clareamento de um trecho da imagem) no rosto do sujeito (Imagem: Reprodução/DXOMARK)

Exemplos de vídeos

Realme 8 Pro: opção intermediária competitiva

Para o DXOMARK, apesar do desempenho fraco em vídeos, o Realme 8 Pro é um dispositivo bastante equilibrado para o segmento intermediário, apresentando as mesmas forças e fraquezas da maior parte dos rivais. Ainda que passe longe do melhor da categoria, o Pixel 4a, o celular da Realme consegue superar com boa margem um de seus principais concorrentes, o Galaxy A52 5G. Você confere a análise na íntegra neste link.

Realme 8 Pro: ficha técnica

  • Tela: Super AMOLED de 6,4 polegadas, resolução Full HD (1080 x 2400 pixels), 60Hz
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 720G
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB, expansível com cartão MicroSD
  • Câmera traseira: 108 MP (Principal, f/1.79) + 8 MP (Ultra wide, f/2.2, 119°) + 2 MP (Macro, f/2.4) + 2 MP (Monocromático, f/2.4)
  • Câmera frontal: 16 MP (f/2.5)
  • Dimensões: 160,6 x 73,9 x 8,1 mm
  • Peso: 176 gramas
  • Bateria: 4.500 mAh com recarga de 50 W (adaptador de 65 W na caixa)
  • Extras: 4G, Wi-Fi dual-band, Bluetooth 5.0, conectores USB-C e de fone de ouvido, leitor de impressão digital sob a tela, certificação Hi-Fi
  • Cores disponíveis: amarelo, preto ou azul
  • Sistema operacional: Android 11, sob a Realme UI 2.0

Fonte: DXOMARK

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.