Dona do TikTok vai lançar smartphone na China

Por Felipe Demartini | 29 de Julho de 2019 às 12h03
(Imagem: Divulgação/ByteDance)

A ByteDance, dona do TikTok, confirmou os planos de lançamento de um smartphone próprio. O modelo, que deve ser exclusivo do mercado chinês, será fruto de uma parceria da companhia com uma fabricante chamada Smartisen e focar focado em uma faixa etária mais avançada, ao contrário do que indica a associação com a responsável por um dos aplicativos mais populares entre os jovens.

Tudo faz sentido, entretanto, quando se leva em conta que a ByteDance vem expandindo cada vez mais seu ramo de atuação, principalmente na Ásia, sua região-natal. Entre os investimentos em redes sociais, serviços de streaming de mídia e startups de inteligência artificial, está a aquisição de patentes de tecnologia, um negócio anunciado no primeiro semestre e envolvendo justamente a Smartisan.

Na época, começaram a circular os rumores de que a ByteDance estaria preparando um smartphone próprio, mas a empresa não negou nem confirmou a informação. Na ocasião, ela disse que o negócio seria apenas uma transferência de tecnologia e talentos, algo comum na indústria, uma declaração que agora, sabemos, não estava completa.

Os detalhes sobre o smartphone da ByteDance não foram revelados, mas ele deve representar a continuação de um projeto que já estava em andamento pelas mãos da Smartisen há pelo menos sete meses. O foco desde sempre era o público mais velho, o que se encaixa na vontade de expandir os negócios da dona do TikTok, que sabe que a moda, entre os jovens, passa muito rápido.

A imprensa internacional já tirou algumas conclusões sobre o modelo, mas elas são mais previsões do que certezas. A ideia de se tratar de um aparelho voltado para uma faixa etária mais avançada indica um dispositivo mais tradicional e com preço entre médio e baixo, de forma a agradar os bolsos chineses. Esse também seria o motivo para a venda das patentes para a ByteDance, pois o projeto é incomum dentro da estrutura da Smartisen, capitaneada pelo excêntrico Luo Yonghao, cuja carreira começou como uma celebridade da internet antes de se enveredar pelo mundo da publicação e, por fim, da tecnologia.

Enquanto o TikTok ainda é uma coqueluche na Ásia e nos Estados Unidos, a empresa já observa outros mercados e o lançamento de seu smartphone “próprio” representa exatamente isso. Entretanto, datas de lançamento, imagens ou outras informações não foram reveladas.

Fonte: Reuters

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.