6 dicas para aproveitar melhor o espaço disponível em seu smartphone

Por Douglas Ciriaco

Não importa a quantidade de espaço disponível para armazenamento em seu aparelho móvel: ele só tende a diminuir conforme o tempo passa. Isso porque é comum o acúmulo de fotos e vídeos, além de novos jogos e aplicativos instalados por você — e não podemos nos esquecer do espaço consumido por dados de games e apps.

Então, vai chegar um momento em que tudo o que você quer é aproveitar melhor aquela quantidade limitada de gigabytes presentes no sistema de armazenamento do portátil. Isso pode até parecer simples, mas nem sempre é assim, então o melhor é ficar atento no que você pode fazer para “aumentar” o espaço disponível em seu smartphone.

São várias as possibilidades, desde a limpeza de dados acumulados com o uso de aplicativos até mesmo a inclusão de um cartão de memória para ampliar de verdade a quantidade de GB à sua disposição. Confira!

1. Remova aplicativos e jogos que não usa mais

A quantidade de aplicativos e jogos oferecidos gratuitamente nas lojas do iPhone, Android e do Windows Phone é quase que um convite à instalação desenfreada. Se você também é desses que gosta de testar as novidades w adiciona vários games e apps em seu gadget, fique atento.

Às vezes, uma boa análise em sua gaveta de aplicativos é o suficiente para liberar espaço no smartphone. Verifique quais aplicativos estão instalados e então remova aqueles que não são mais utilizados. Para jogos, a dica também é bastante valiosa, especialmente se é um jogo que você já fechou.

2. Limpe os dados utilizados por aplicativos

Se você olhar o aplicativo do Facebook, por exemplo, vai notar que o espaço acumulado por ele é bem maior do que o tamanho do app em si. Isso é mais do que normal e se repete com vários outros programas, afinal ele vai ocupando mais espaço conforme é utilizado por você.

Então, uma ótima dica é vasculhar as configurações do sistema operacional de seu aparelho a fim de apagar os dados dos aplicativos. Isso pode ser feito de maneira simples no Android, no Windows Phone e no iOS.

Android

Abra a gaveta de aplicativos e acesse o app “Configurar”. Na tela de configurações, deslize a tela até encontrar o menu “Apps”. Toque sobre ele e então você vê uma lista com todos os aplicativos instalados em seu smartphone. É possível ver o espaço ocupado por cada um deles e, ao acessá-los de forma individual, é só usar a opção “Limpar dados”.

iOS

No sistema da Apple, este é um processo bem mais complicado e restrito. De forma nativa, a única maneira de apagar os dados de um aplicativo é reinstalando ele em seu aparelho — ou seja, será preciso remover um app e depois fazer a sua instalação novamente.

Para isso, acesse Ajustes > Geral > Uso > Gerenciar Armazenamento. Nesta tela, você pode verificar o espaço que cada aplicativo ocupa e, assim, optar por sua desinstalação para limpar o cache. Até há pouco tempo, outros aplicativos tornavam o processo de limpeza mais simples e direto, sem reinstalação.

Contudo, desde o iOS 8.3, a Apple bloqueou o acesso de programas de terceiros às pastas de informações dos apps, ou seja, algumas destas ferramentas foram inutilizadas ou se tornaram bastante restritas. Se preferir, é possível experimentar aplicações como o iFunbox e o iTools para ver se eles conseguem ajudar você apesar das limitações.

Windows Phone

No Windows Phone, você deve procurar pelo app “Sensor de armazenamento” dentro da lista de aplicativos do sistema operacional. Nele, você vê as informações sobre o espaço disponível em seu gadget e pode remover programas, excluir arquivos temporários e muito mais.

De forma semelhante ao que ocorre no iOS, o Windows Phone também não tem uma ferramenta global para a limpeza de cache dos aplicativos e fica a critério do desenvolvedor adicionar esta função ou não. Então, o que sobra para limpar os dados acumulados é desinstalar o app e instalá-lo novamente.

A Windows Store contava com diversos aplicativos de terceiros que executavam esta função, mas eles foram todos removidos de lá.

3. Apague ou guarde fotos e vídeos

Fotografias e vídeos, criados por você ou recebidos pelo WhatsApp ou Telegram, costumam ser grandes responsáveis por consumir um bom espaço no dispositivo. Assim, chega uma hora em que você precisa fazer uma escolha: salvar aquelas fotos na web ou então apagá-las de seu gadget.

Caso opte pela primeira opção, isso pode ser feito de forma automática dentro do Android, do iPhone e também do Windows Phone. Em todos os sistemas operacionais há uma função nativa para criar backup de suas imagens — Google Fotos (Android), iCloud Fotos (iOS) e OneDrive (Windows Phone).

Além disso, você pode optar por serviços como Copy, MEGA, Dropbox, Box ou qualquer outro serviço de armazenamento nas nuvens. Se preferir, escolha um serviço especializado em guardar e gerenciar imagens. Depois, é só selecionar as imagens e vídeos que você deseja salvar na web e enviá-los para o app de sua preferência.

Quando tudo estiver salvo, basta apagar os arquivos do seu smartphone para liberar mais espaço.

4. Limpe a pastas de download

Dar constantemente uma olhada na pasta de downloads do seu dispositivo portátil pode ajudar a liberar mais espaço. Isso porque ali ficam arquivos que você baixou uma vez, mas talvez nunca mais precisou deles. Então, por que ficar acumulando? O ideal é limpar tudo o que for desnecessário.

5. Considere usar serviços de streaming de música e vídeo

Fazer download de música já é uma tradição e nem sempre existe a possibilidade de acessar conteúdo online quando você está na rua — nós sabemos das limitações da velocidade da internet móvel e também que nem sempre consumir seu pacote de dados ouvindo música é o ideal.

Porém, diante de uma situação extrema, apagar os arquivos de música que você baixou ou sincronizou em seu smartphone para ouvir offline pode ser uma saída. Assim, a possibilidade de assinar um bom serviço de streaming de áudio, como Spotify, Deezer, Google Music, Rdio ou qualquer outro do gênero, deve ser levada em conta.

A mesma lógica pode ser aplicada em relação aos filmes. Em vez de baixar arquivos e guardá-los em seu smartphone, o ideal é optar por um serviço de streaming como Netflix ou outros do gênero.

6. Use um cartão de memória

Não é todo smartphone que apresenta entrada para cartões de memória, mas isso não é exatamente raro. Então, caso o seu gadget conte com esta possibilidade, usar um cartão microSD é uma das melhores opções para ganhar mais espaço em seu aparelho portátil.

Isso porque é possível instalar aplicativos, guardar arquivos e até mesmo salvar suas músicas ali. Além disso, você pode mover itens que estão atualmente no armazenamento interno para o cartão microSD, tudo de maneira muito simples. Aprenda a fazer isso no Android e no Windows Phone — lembrando que nenhum iPhone oferece este tipo de recurso.

Contudo, você deve estar se perguntando porque nem todo aplicativo pode ser instalado no cartão de memória. Isso acontece por motivos de desempenho, visto que acessar o armazenamento externo acaba reduzindo a performance de um app. Alguns não podem ser movidos de forma “natural”, mas ganham esta possibilidade caso você faça root em seu aparelho.

E aí, você tem mais alguma dica para quem quer otimizar o espaço de armazenamento no smartphone? Deixe a sua opinião nos comentários aqui embaixo.