Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Corning está trabalhando em versão flexível do Gorilla Glass

Por| 05 de Março de 2019 às 15h34

Link copiado!

Corning está trabalhando em versão flexível do Gorilla Glass
Corning está trabalhando em versão flexível do Gorilla Glass

A Corning confirmou que já está trabalhando na versão flexível do Gorilla Glass, tela de vidro resistente que está à frente dos iPhones e outros dispositivos com sistema operacional Android. De acordo com a companhia, os trabalhos em andamento devem culminar no lançamento dos primeiros produtos com a tecnologia em um espaço de dois anos.

De acordo com John Bayne, diretor geral da Corning, um dos principais desafios é criar um material que seja, ao mesmo tempo, fino o bastante para ser flexível, mas também garanta a resistência que é sua marca registrada. De acordo com a companhia, o trabalho acontece com painéis de vidro de 0,1 mm, o que permitiria um raio de dobra máximo de 3 a 5 milímetros. Com isso, os aparelhos com displays flexíveis teriam entre 6 mm e 10 mm com a tela fechada.

O desenvolvimento também exigiu uma abordagem diferente da Corning, que já tem uma solução dobrável no mercado. O chamado Willow Glass pode ser até mesmo enrolado como um tubo, com a resistência necessária, mas seu processo envolve a cobertura em uma solução salina que corroeria os transistores e componentes que precisam estar ligados à tela de um smartphone, tornando sua utilização impraticável para o mercado mobile.

Por isso, a companhia decidiu seguir por uma trajetória citada por Bayne como um desafio às leis da física. Para garantir uma dobra maior, o material precisa ser fino, mas quanto menor, mais frágil ele se torna. Entretanto, a Corning acredita ter chegado a um bom equilíbrio entre esses dois parâmetros e já pensa na aplicação prática dessa tecnologia.

Continua após a publicidade

A empresa conta com um grande investimento, principalmente, da Apple, em mais uma de tantas demonstrações de que a empresa está pensando, já há alguns anos, nos displays flexíveis. A Maçã colocou, em 2017, US$ 200 milhões em investimentos na Corning para o desenvolvimento do material, além de ter registrado patentes relacionadas a novas usabilidades e conceitos relacionados a ele.

Além da Apple, uma de suas principais clientes, a Corning também fornece o Gorilla Glass para fabricantes como Samsung, Oppo e Xiaomi. Ao falar sobre sua versão dobrável, entretanto, a empresa não disse quem seriam os principais interessados nela, mas é fácil imaginar que tais nomes estariam entre os principais nesse quesito.

Fonte: Wired