Conheça o HoloFlex, um novo smartphone flexível com display holográfico

Por Gabriel Sérvio | 05.05.2016 às 22:07

Parece que a era dos telefones dobráveis (ou pelo menos "envergáveis") chegou de vez. Hoje vamos mostrar o mais novo projeto da Queen's University, que foi totalmente concebido nos laboratórios da instituição. Batizado de HoloFlex, ele possui corpo flexível e tela holográfica.

Aliás, o diferencial da tela do aparelho fica por conta de uma camada de pequenas lentes que dispersam a luz em várias direções, o que difere do que acontece nas telas 3D, que criam uma imagem separada para cada olho. Essa tecnologia de dispersão da luz permite que várias pessoas enxerguem imagens em 3D ao mesmo tempo sem precisar utilizar óculos.

O telefone também é capaz de dobrar em diferentes formas, permitindo interação total do usuário com a tela em terceira dimensão. Um teste feito em laboratório mostra como o smartphone dobra e move um objeto em primeiro plano para perto de outro no plano de fundo. A animação utilizada no teste pertence a alguma versão modificada de Angry Birds criada para demonstrar a tela diferenciada do aparelho:

gif

Apesar de ser inovador, temos pelo menos uma grande desvantagem no HoloFlex. A imagem do display é gerada pelo conjunto de lentes da tela que trabalham em resolução baixíssima, de apenas 160 x 104 pixels, bem longe do padrão de smartphones modernos. Talvez a evolução das telas e o aumento da resolução para novos padrões como o 4K tornem a aplicação dessa nova tecnologia mais viável. Por enquanto, o resultado é esse, que traz imagens muito pixelizadas:

HoloFlex

Via: The Verge