Confira cinco dos smartphones com maior autonomia de bateria

Por Redação

Os mais modernos smartphones provavelmente já estão a um ou dois passos de fazer café e emitir dicas valiosas sobre relacionamentos. Entretanto, mesmo o suprassumo entre os telefones móveis ainda se vê razoavelmente atado a uma questão mais velha do que o Nokia Pronto T: a durabilidade da bateria. Com funções cada vez mais parrudas e utilização mais e mais onipresente, esses assistentes pessoais hoje, nos melhores casos, garantem apenas autonomias modestas de um, dois dias.

Dessa forma, certamente pode ser uma mão na roda conhecer os aparelhos mais frugais – pensando duas vezes antes de catar um supermodelo que enfie o canudinho na bateria e sugue como se não houvesse um amanhã. Nesse ponto, pode ser interessante conferir a lista abaixo, organizada pelo site ConsumerReports.

“Para testar a autonomia das baterias, nossos engenheiros mediram com precisão o consumo sob diversas condições, incluindo transmissões de sinal celular e atividade do display e do processador”, explica o site.

Motorola Droid Turbo

Baterias maiores e supercarregadores

Com base eu suas próprias análises, o veículo elencou os cinco modelos capazes de permanecer mais tempo ligados antes de precisarem ser espetados em uma fonte de energia. Entretanto, convém lembrar que não são, necessariamente, modelos mais econômicos.

De fato, alguns deles se beneficiam das dimensões avantajadas para abrigar baterias maiores, boa parte com armazenamento superior a 3 mil mAh – embora questões como “consumo inteligente” também pesem consideravelmente, conforme adequam a demanda de energia aos processos que estiverem rodando em determinado momento. Confira a tabela abaixo.

celulares economicos

Também dois dos modelos ali ainda permitem troca de baterias, de forma que é possível ter sempre uma reserva para emergências. Por fim, apenas um não apresenta a função de carregamento rápido – a qual, todavia, depende de possuir à mão um carregador de alta-performance, capaz de conferir a uma bateria exaurida até 50% de carga em apenas 15 minutos.

Dicas para maior autonomia

Mesmo que o seu smartphone não se encontre na lista acima, sempre é possível tomar alguns cuidados para mantê-lo por mais tempo longe das tomadas. Confira abaixo cinco dicas do ConsumerReports:

  • Configure o brilho da tela como automático, para que o aparelho se ajuste de acordo com condições de luz em interiores e exteriores. Usuários da Apple encontram essa opção em Display & Brightness;
  • Reduza o nível mínimo de luminosidade (normalmente disponível em um seletor deslizante no menu de configurações da tela);
  • Defina o tempo de desligamento da tela para após 15 ou 30 segundos de inatividade;
  • Ligue o Modo Avião sempre que estiver em uma área em que não haja sinal; e
  • Reduza a frequência das atualização de emails, feeds sociais e outros aplicativos para apenas uma vez a cada hora.

Via ConsumerReports