iPhone SE é composto por quatro gerações de hardware

Por Redação | 31 de Março de 2016 às 18h40
photo_camera Reprodução/Chipworks

Conhecido por colocar o poder de um iPhone 6 dentro do corpo de um iPhone 5s, o novo iPhone SE chegou no mercado há pouco. O que não se sabe ainda ao certo é quais partes do modelo mais recente são da nova geração e quais não são. Para resolver esse impasse, a Chipworks abriu um iPhone SE e descobriu algumas surpresas escondidas.

O primeiro detalhe é que os laços entre o iPhone 5s e o iPhone SE vão além da aparência: o SE tem o mesmo controlador touch screen que o modelo mais antigo – mais especificamente, os componentes Broadcom BCM5976 e Texas Instruments 343S0645. A Chipworks nota que essa é a mesma solução controladora utilizada em muitos dispositivos antigos da Apple, como o iPod, iPad Air e mesmo nos touchpads do MacBook Pro e MacBook Air.

iPhone SE

Curiosamente, o SE também tem traços do iPhone 6 em seu hardware, e não do 6s. Isso vem na forma do modem Qualcomm MDM9625M e do transmissor WTR1625L RF.

iPhone SE

Porém, a maioria dos chips são do iPhone 6s. O processador Apple A9, o DRAM SK Hynix 2 GB LPDDR4, o chip NXP 66V10 NFC, o ASIC e o sensor de inércia MEMS 6-axis, e os chips de áudio 338S00105 e 338S1285 são todos similares à geração iPhone 6s/6s Plus.

Observando estes componentes, a Chipworks até pensou em uma teoria pra lá de interessante: pelas datas impressas na CPU e RAM dentro do iPhone SE, tudo indica que os chips estão no inventário da empresa desde agosto do ano passado.

iPhone SE

Apesar de pegar emprestado várias partes de modelos de gerações anteriores, o iPhone SE tem alguns chips para chamar de seu. O armazenamento flash 16 GB Toshiba THGBX5G7D2KLDXG NAND é novo, embora utilize um processo de manufatura mais antigo do que os utilizados atualmente. O módulo de amplificação de força (Skyworks SKY77611) e o chip de manejamento de força (Texas Instruments 338S00170) também dão as caras pela primeira vez.

iPhone SE

Fonte: Slash Gear

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.