Como tirar o máximo proveito do iPhone 6s e 6s Plus

Por Redação

Nesta sexta-feira (25), a Apple iniciou as vendas dos seus novos modelos de smartphone, iPhone 6s e iPhone 6s Plus, em alguns países. O Brasil está fora da lista inicial e ainda não temos previsão de quando veremos os dispositivos em lojas nacionais.

Porém, se você está pensando em comprar um dos modelos, vai gostar de ver algumas dicas com as coisas mais legais que você pode fazer com os novos iPhones. É sempre interessante conhecer os novos recursos, dicas e truques que vão ajudá-lo a tirar o máximo proveito do iPhone 6s e iPhone 6s Plus.

Confira os três principais tópicos que você deve conhecer antes de comprar um novo smartphone da Maçã:

1. Formas de usar o 3D Touch

Uma das características do iPhone 6s que merecem destaque é o 3D Touch. Semelhante ao Force Touch no Apple Watch e nos MacBooks mais novos, a funcionalidade permite que o display sinta a pressão exercida pelo dedo do usuário para desbloquear novos recursos de acordo com o reconhecimento da pressão do toque.

Selecione textos rapidamente

Você pode usar o 3D Touch para transformar o seu teclado num trackpad, permitindo assim selecionar textos mais rapidamente. Pressione qualquer parte do teclado para ver as teclas de letras sumirem e darem lugar a um cursor. Você também pode deslizar seu dedo rapidamente para mover o cursor para onde você desejar, ou então pressionar um pouco mais para destacar rapidamente um texto.

Peek & Pop para e-mails, mensagens de textos e páginas da web

O 3D Touch permite usar diferentes níveis de pressão para realizar determinadas ações no iPhone 6s e 6sPlus. Os chamados recursos Peek & Pop permitem pré-visualizar muitos tipos de conteúdo e até executar tarefas neles sem precisar abrir. Por exemplo, se você estiver na caixa de entrada e pressionar de leve em um e-mail, o Peek mostra uma prévia. Se for a mensagem que procura, é só apertar um pouco mais e o Pop abre para você. Experimente também usar este recurso quando um amigo lhe enviar um link via mensagem de texto. Pressione o link de leve e o topo da página aparece, como no Safari. Solte o dedo e você volta à mensagem.

Ações rápidas na tela inicial

Além do Peek e Pop, o 3D Touch também permite que você pressione ícones da tela inicial para acessar uma lista de funções que podem ser realizadas sem a necessidade de abrir o aplicativo em questão. Por exemplo, pressione firme o ícone do telefone para ligar para um dos seus contatos favoritos. Você também pode pressionar o ícone da Câmera na tela de Início para tirar uma selfie, gravar um vídeo ou até ativar um modo especial, como câmera lenta. Ao pressionar o ícone Mensagens na tela de Início, você pode começar uma nova mensagem ou escrever para um de seus contatos favoritos.

iiPhone 6s

2. Aplicativos para download

Nesta semana, a App Store está recheada de novidades otimizadas para o iOS 9 e para os novos iPhones. A partir desta sexta-feira (25), um grande número de aplicativos foi atualizado para adicionar suporte ao 3D Touch, à busca do Spotlight e a uma série de outras características da Apple.

Este grupo de apps inclui os clássicos e também desenvolvimentos mais recentes que tiram proveito do software e do hardware do iPhone 6s. Veja algumas dicas de aplicativos que você não pode deixar de baixar quando tiver um novo iPhone:

  • Periscope: Uma boa dica para expandir o uso da câmera frontal melhorada do iPhone 6s e 6s Plus é o Periscope. Com o app de streaming do Twitter você vai tirar mais proveito da melhoria de hardware para fazer muito mais do que simples selfies. Lembrando que a atualização da câmera frontal do iPhone foi de mísero 1,2 megapixel para 5 megapixels.
  • Darkroom: Enquanto a geração passada trazia câmeras traseiras com apenas 8 megapixels, os novos iPhones 6s e 6s Plus contam com um sensor iSight de 12 megapixels para captar o máximo de detalhes e cores de cada imagem. No entanto, o app nativo de fotos do smartphone ainda deixa a desejar no departamento de edição. O Darkroom é um aplicativo gratuito para iOS que preenche essa lacuna e oferece ferramentas interessantes e fáceis de usar.
  • Hulu: O app do serviço de streaming de vídeo já fez suas alterações para receber o iOS 9 e lançou uma atualização que vai permitir que seus usuários tirem vantagem do novo recurso Picture in Picture do sistema operacional móvel da Apple. Isto permite que você minimize a imagem do vídeo que está assistindo, movendo-a para um canto da tela. A reprodução continua, mesmo que você abra e use outro app. Em outras palavras, você pode assistir sua série predileta enquanto checa seus e-mails no smartphone, tudo ao mesmo tempo.
  • Clips: Parece que este aplicativo estava esperando a chegada dos recursos do iOS 9 para ser lançado. Ele foi projetado para copiar e colar conteúdo de uma forma que funcionará muito bem com o novo multitarefa do iOS 9. Basta abrir o Clips ao lado de outro aplicativo para transferir conteúdo de forma rápida.

3. Dicas e truques de configuração

O iOS 9 trouxe algumas melhorias sutis e uma série de mudanças que podem passar despercebidas se você não souber procurar direito. Existem também algumas características que estão disponíveis apenas para donos dos novos iPhones 6s e 6s Plus. Veja algumas dessas novidades:

Personalize a interface do Spotlight para aumentar sua produtividade

No iOS 9, o Spotlight mostra os contatos e aplicativos acessados recentemente, bem como links para restaurantes, cafés e postos de gasolina. Você também pode ver as últimas notícias, que serão abertas no Safari ou no novo app Apple News. A interface do Spotlight também é customizável e você pode escolher quais aplicativos deseja ver acessando Ajustes > Geral > Busca do Spotlight.

Configurações mais intuitivas

A Apple introduziu uma barra de pesquisas no topo do app de Ajustes de configuração do iOS 9, fazendo com que os usuários economizem muito tempo na hora de encontrar as configurações que desejam alterar. Se você deseja chegar até a área onde define quais aplicativos vão ter acesso ao seu GPS, basta digitar "localização" para que a opção desejada apareça, por exemplo.

Toque e arraste para selecionar várias fotos

Uma das coisas que faziam falta no iPhone era a possibilidade de selecionar várias fotos com facilidade. Nos últimos anos, a Apple adicionou um botão "Selecionar tudo", mas ele aparece somente quando você quer excluir ou recuperar todas as imagens. Agora, você pode simplesmente selecionar uma foto e arrastar o dedo para continuar selecionando outras imagens. O recurso não está vinculado apenas ao iPhone 6s, basta ter o iOS 9 instalado no seu iDevice, mas também merece destaque.

Via The Verge