Publicidade

Com Samsung de fora, Snapdragon 8 Gen 1 Plus pode ser até 30% mais eficiente

Por| Editado por Wallace Moté | 19 de Maio de 2022 às 10h55

Link copiado!

Xiaomi
Xiaomi
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm já confirmou que realiza amanhã, dia 20 de maio, a apresentação do muito aguardado sucessor do chipset Snapdragon 8 Gen 1. Esperado como Snapdragon 8 Gen 1 Plus, o processador não será mais fabricado pela Samsung e novos vazamentos mostram ganho em desempenho e eficiência energética.

Uma publicação do informante Digital Chat Station revela que o novo Snapdragon 8 Gen 1 Plus projetado pela Qualcomm e fabricado pela TSMC (mesma que produz os chips desenvolvidos pela Apple) vai operar em frequência aproximadamente 10% superior ao chip atual.

Apesar do aumento em performance, a mudança de fabricação resultaria em um aumento de eficiência energética de 30%, o que pode resultar em menor consumo e maior duração de bateria para smartphones equipados com o processador

Continua após a publicidade

A TSMC fabricará o Snapdragon 8 Gen 1 Plus em processo de 4 nanômetros para alta eficiência, mesma litografia adotada pela Samsung, mas a fabricante taiwanesa vem mostrando resultados mais satisfatórios especialmente com o Dimensity 9000 da MediaTek, o que pode ter feito a Qualcomm adiantar o lançamento do Snapdragon 8 Gen 1 Plus.

É esperado que Xiaomi, Realme, Oppo e mais empresas chinesas sejam as primeiras a adotar o novo processador, com um dos principais destaques sendo o aguardado Xiaomi 12 Ultra e versões atualizadas do Xiaomi 12 e Xiaomi 12 Pro (que estrearam com Snapdragon 8 Gen 1).

A Samsung também deve implementar o processador em seus próximos smartphones dobráveis, com o Galaxy Z Fold 4 e Galaxy Z Flip 4 sendo esperados com desempenho superior à linha Galaxy S22.

Continua após a publicidade

Fonte: Digital Chat Station (em chinês)