Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chip A9 do iPhone fabricado pela Samsung consome mais bateria que o normal

Por| 08 de Outubro de 2015 às 11h26

Link copiado!

Chip A9 do iPhone fabricado pela Samsung consome mais bateria que o normal
Chip A9 do iPhone fabricado pela Samsung consome mais bateria que o normal
Tudo sobre Samsung

Ainda que muitas pessoas não saibam, nem todo iPhone 6s é exatamente igual. É que o modelo recebeu duas versões diferentes do processador A9 e, embora ambos tenham sido desenvolvidos para funcionar da mesma forma, um dos chips está consumindo mais energia do que o outro.

A Apple recorreu a estratégia de solicitar a duas fornecedoras o desenvolvimento de seus processadores A9 para reduzir os problemas de fornecimento de smartphones que normalmente acontecem durante o lançamento do iPhone. Sendo assim, a Samsung foi contratada para desenvolver uma versão do A9 em um processo de 14 nm, enquanto a TSMC ficou responsável por fabricar o chip um processo um pouco maior.

No entanto, os dois chips não funcionam da mesma forma no que diz respeito ao impacto que causam na bateria. Vale lembrar que aparentemente eles possuem a mesma potência e levam o iPhone a funcionar da mesma forma, com exceção da vida útil da bateria. De acordo com posts em fóruns, sites chineses e testes com aplicativos especializados neste tipo de medição, as unidades equipadas com processador TSMC chegam a ter duas horas a mais de autonomia de bateria. Além disso, o processador A9 fabricado pela sul-coreana esquenta mais do que o fornecido pela TSMC.

A constatação não é oficial, visto que testes de bateria realizados por aplicativos podem apresentar distorção nos resultados e não apresentarem a real precisão do problema, se ele realmente existir.

Continua após a publicidade

Se você deseja descobrir qual dos processadores A9 está no seu iPhone 6s ou 6s Plus, basta instalar o aplicativo Lirum Device Info Lite. O número do modelo do seu processador irá aparecer logo na página principal do app. Os números N66AP (6s Plus) e N71AP (6s) indicam que o seu chip é da Samsung, enquanto que os números N66MAP e N71MAP significam que o seu chip é da TSMC.

Fonte: MacRumors