CEO da Huawei diz que seus smartphones têm bordas grossas na base de propósito

Por Wagner Wakka | 05 de Abril de 2019 às 13h42
Divulgação/Huawei
Tudo sobre

Saiba tudo sobre Huawei P30

Ficha técnica

Se você comparar os smartphones topo de linha da Huawei com o de outras fabricantes, pode perceber que a chinesa geralmente apresenta devices com bordas mais grossas (ou menos finas) na parte de baixo do aparelho que a de seus concorrentes. O que pode parecer uma dificuldade de desenvolvimento, na verdade, é uma opção de design. Em entrevista para o GSM Arena, o CEO da Huawei, Richard Yu, explica a decisão.

Ele conta que a companhia fez testes tanto com o P30 quanto com o P30 Pro e optou por ainda manter um pouquinho da borda nessa região. O motivo é que, segundo ele, deixar que a tela chegue completamente até o fim do smartphone poderia atrapalhar a navegação.

Huawei P30 Pro com bordos mais grossos na parte inferiror da tela (Foto: Divulgação/Huawei)

Os aparelhos da fabricante têm se voltado cada vez mais para navegação por gestos. Em termos práticos, isso significa que cada vez mais o usuário precisa fazer movimentos específicos na tela e não mais utilizar botões físicos, os quais têm caído em desuso.

Ao se ter uma tela sem bordas, a empresa acredita que consegue diminuir a quantidade de toques errados na tela e melhorar a experiência do usuário. “Nós poderíamos fazer bordas menores na parte de baixo do aparelho, mas não seria tão confortável assim. O motivo pelo qual nós não removemos completamente esta borda inferior é por conta de toques acidentais. Se não há este espaço, toda vez que você desliza da base para cima pode haver um toque acidental, o que não é conveniente”, aponta o CEO.

Como não há espaço para começar o movimento, Yu disse que os testes mostraram que o aparelho poderia reconhecer o movimento como toque e não como deslize, resultando em apertar um botão sem querer.

Junto disso, ele enfatiza que a empresa está preocupada mais com as outras bordas do aparelho do que com a base. “Estamos nos focando nisso e acreditamos que seja mais importante diminuir as bordas laterais. Contudo, deve haver, com certeza, algum espaço na parte inferior da tela, de forma que você possa usar seu aparelho com mais confiança”, apontou.

A Huawei é uma das empresas que estão na busca por fazer seus aparelhos com mais espaço frontal destinado apenas ao display. A companhia já testou o notch semelhante ao da Apple e agora usa apenas um ponto no topo da tela, com notch em formato de gota, apenas para a câmera frontal.

A entrevista completa está publicada no site do GSM Arena (link logo abaixo).

Fonte: GSM Arena

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.