Celulares antigos são melhores que smartphones para chamadas e SMS, diz estudo

Por Redação | 08 de Dezembro de 2015 às 08h17

Os smartphones podem conter muito mais tecnologia do que os celulares de uma década atrás, mas, segundo um estudo realizado pela Ofcom, agência regulatória britânica de telecomunicações, os aparelhos antigos são muito melhores para a realização de chamadas e envio de SMS. A pesquisa indica que há um melhor desempenho nos aparelhos antigos do que os novos smartphones lançados por empresas como Samsung e Apple.

Os testes foram realizados em condições de laboratório e mostraram que apesar de terem muito mais tecnologia, os smartphones sofrem para conseguir captar sinais fracos. A pesquisa da Ofcom também descobriu que alguns smartphones testados precisam de um sinal mínimo 10 vezes mais forte do que os exigidos por celulares antigos para realizar chamadas.

Em média, os smartphones examinados precisaram de um sinal sete vezes mais forte do que os celulares antigos para se conectaram à rede 2G. Já para as redes 3G, é necessário um sinal nove vezes mais forte do que o nível mínimo recomendado pela GSMA para que os smartphones tenham uma boa performance. Na rede 4G, este índice é de sete vezes.

As descobertas da Ofcom apoiam a ideia de que o vidro e o metal utilizados em smartphones afetam significativamente os sinais recebidos, bem diferente dos antigos celulares feitos de plástico. O estudo também fornece evidências claras de como os aparelhos desempenham um papel importante na qualidade do sinal. Por fim, com os resultados apresentados, é possível deduzir o quanto os investimentos em infraestrutura são importantes para a cobertura de sinal, especialmente em áreas rurais, onde a intensidade do sinal é menor.

A Ofcom se recusou a mencionar os smartphones que foram utilizados na pesquisa. "Nós testamos um número muito pequeno de telefones celulares, não para ranking, mas para entender como os aparelhos se comportam em diferentes situações", disse um porta-voz da agência.

Via Daily Mail

Fonte: http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-3345344/Old-mobiles-better-calls-texts-smartphones-Expensive-handsets-not-good-picking-weaker-signals-no-frills-alternatives.html

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.