Carregamento sem fio pode reduzir vida útil da bateria dos iPhones X e 8

Por Redação | 24 de Janeiro de 2018 às 16h28

Apesar de o carregamento sem fio ser uma mão na roda, eliminando cabos para recarregar o smartphone, é possível que a vida útil da bateria dos iPhones X e 8 seja reduzida a cerca de menos de dois anos por conta dessa tecnologia.

Segundo a Apple, "a bateria [desses modelos] é desenvolvida para reter até 80% de sua capacidade original em 500 ciclos de carga completos", sendo que essa bateria passa a ser considerada desgastada, precisando de reposição, após esses ciclos. Isso significa que o usuário precisa fazer 500 recargas até que a bateria seja considerada prejudicada.

Só que com a facilidade do carregamento sem fio, o usuário acaba recarregando sua bateria mais vezes ao longo do uso, antes que sua carga chegue a níveis que realmente exijam uma recarga. Um usuário de um iPhone 8 Plus relatou ao ZDNet que, em apenas quatro meses de uso, sua bateria já havia atingido 91 ciclos por conta disso.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Sendo assim, em apenas de 22 meses de uso, esse usuário atingiria os 500 ciclos caso continuasse usando o carregamento sem fio à vontade, como vinha acontecendo. E certamente um período de menos de dois anos não é o suficiente para que um iPhone deixe de ser compatível com atualizações de sistema, ou que apresente defeito em outros componentes além da bateria. Isso significa que um iPhone relativamente novo precisará ter sua bateria trocada nesse período, ou o usuário acabará decidindo vender o aparelho por um preço desvalorizado por conta dessa avaria, precisando investir mais uma boa grana na compra de outro dispositivo (especialmente se quiser continuar usando os produtos da Maçã).

Com tudo isso em mente, é legal considerar esses dados antes de escolher seu novo iPhone atraído pelo carregamento sem fio, que, na prática, dá com uma mão, mas tira com a outra.

Fonte: ZDNet

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.