Brasileiro passa mais de 3 horas por dia no celular, diz pesquisa

Por Redação | 15 de Setembro de 2016 às 22h19

De acordo com uma pesquisa da associação de marketing móvel MMA, realizada pela Millward Brown Brasil e NetQuest e divulgada nesta quinta-feira (15), o brasileiro passa em média 3h14 por dia usando o aparelho celular. A média sobe um tanto considerável quando são considerados os jovens da geração millennials, alcançando 4h diárias.

As principais atividades realizadas no telefone celular por brasileiros são fazer chamadas (89%), navegar na internet (87%), receber, ler e enviar e-mails (85%) e realizar buscas em motores específicos (71%). Foram avaliadas 1,2 mil pessoas, com idades entre 14 e 55 anos.

Dos fatos interessantes publicados pela entidade na pesquisa estão o aumento no uso de aplicativos, que em 2016 chegou a 8 apps por semana, ante a 6 no ano passado. A maioria dos entrevistados (83%) afirmou que faz download de novos aplicativos, enquanto 34% do total afirma ter até 10 instalados em seus aparelhos.

Aliás, outro fato que merece destaque é a propensão do brasileiro a tocar em anúncios online enquanto usa o dispositivo. Em 2015, 41% dos usuários ignoravam as propagandas, enquanto este ano o número baixou para 32%, sugerindo um aumento na interação e no redirecionamento às páginas de e-commerce. Além disso, quatro entre dez usuários afirmam que já compraram produtos ou serviços variados por meio de apps móveis.

Qualidade das operadoras

Na opinião da maioria dos usuários de telefonia móvel que participaram da pesquisa, o plano de dados das operadoras é ruim (48%). De todos os participantes, 13% o consideram como péssimo, enquanto 25% não acham o serviço bom, nem ruim. O plano foi considerado bom por 11% dos respondentes, enquanto apenas 3% acham que o serviço das operadoras é excelente. Isso mostra uma queda dos índices em relação ao ano passado, quando 16% dos usuários consideravam o plano ruim ou péssimo, 30% o consideravam neutro, 47% bom e 7% excelente.

Com informações do Teletime

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.